Dificuldade em aprender: como posso ajudar o meu filho?

É fácil perceber quando o seu filho não está bem na escola, a dificuldade em aprender em crianças é mais comum do que se imagina e não precisa ser tratado como algo problemático, já que pode ser solucionada de formas acessíveis e descomplicadas.

Você sabe quais as melhores maneiras de reagir quando percebe que o seu filho teve uma queda considerável no desempenho escolar? 

Trouxemos algumas dicas para você entender como você e seu filho podem enfrentar isso juntos.

Mostre que ele pode contar com você

A sua atitude é essencial para vocês atravessarem esse obstáculo, por isso ao perceber que seu filho está com alguma dificuldade em aprender, você deve apoiá-lo. 

Nada adianta fazer pressão, cobranças em excesso e comentários que podem desestabilizar e abalar a autoestima da criança, fazendo com que se sintam culpadas.

Por esse motivo, cada vez que apresentam alguma melhora nas notas ou executarem bem as atividades passadas, comemore junto e valorize!

Torne o aprendizado mais divertido

Essa estratégia não falha, para resgatar o prazer de aprender e contornar as dificuldades é tornar esse processo mais divertido, e isso pode trazer resultados incríveis! 

Invista em tecnologia, além de jogos que acabam estimulando o raciocínio e concentração.

Participe da vida escolar

É importante que você comece a se envolver mais na rotina escolar do seu filho, organizando sua agenda para participar das reuniões. 

Tenha isso como uma oportunidade para compartilhar experiência com outros pais, além de conhecer melhor a proposta pedagógica e estreitar os laços com professores e funcionários.

Acompanhe o conteúdo e faça relação com lembranças reais

É importante estar atento ao conteúdo passado pela escola e acompanhar as tarefas de casa e estar aberto para dúvidas caso ele tenha, mas é interessante levar esses conceitos para a vida real.

Exemplo, se a criança está aprendendo sobre esportes, mostre-a jogos desses esportes, assim ela conseguirá associar de uma maneira melhor e o aprendizado vai ser mais rico.

Organização

Muitas crianças possuem dificuldades para estudar pois não conseguem discernir os momentos de brincadeira dos momentos de estudo. 

Ao criar uma rotina e um ambiente próprio para os estudos, fica mais fácil entender o momento de estudo, que é quando precisa ter foco e atenção. 

Também estabeleça horários para os momentos de lazer e os momentos de estudo, e é importante que o ambiente de estudo seja livre de distrações, mas que seja confortável.

Conheça a Ensina Mais

Qualquer que seja a dificuldade de aprendizagem do seu filho, é importante que você comece desde cedo a ajudá-lo a resolver o problema. 

Pensando nesses momentos, surgiu a Ensina Mais que tem a necessidade de melhorar o desempenho das crianças e adolescentes que chegam ao ensino médio com um desempenho escolar menor que o necessário para ingressar em uma boa faculdade e ter sucesso na carreira profissional.

A metodologia inovadora e exclusiva da Ensina Mais oferece aprendizagem individual e especializada, com utilização de recursos tecnológicos, e aulas totalmente interativas e dinâmicas de alta qualidade. 

Aqui seu filho irá aprender de forma eficiente, divertida e no ritmo dele.

Entendeu o motivo pelo qual o seu apoio é necessário para que o seu filho consiga deixar para trás a dificuldade em aprender? Então venha para a Ensina Mais e conheça todos os nossos cursos disponíveis para que ele tenha um futuro brilhante.