Como ajudar seu filho a enfrentar erros e frustrações?

Se fosse possível, nenhum pai ou mãe gostaria de ver seu filho triste por conta de algum fracasso ou decepcionado por não ter alcançado um objetivo. Sabemos o quanto não atingir as expectativas pode afetar o humor e até causar irritabilidade nos pequenos, mas infelizmente não há como evitar que essas situações aconteçam. Então o que fazer?

 Para te ajudar a responder essa pergunta, a Ensina Mais resolveu separar algumas dicas para que você consiga ajudar seu filho da melhor maneira possível. Confira:

Não o proteja demais

Isso não quer dizer não estar sempre lá quando for necessário, mas dar autonomia para que ele possa tentar resolver alguns sentimentos sozinho. Para que o crescimento emocional seja feito de forma gradual, é necessário que a criança tenha instrumentos necessários para conseguir evoluir aos poucos, de acordo com o que acontece em sua vida. Isso acabará fazendo com que seu filho entenda que decepções acontecem e vão torná-lo mais resistente no futuro.

Converse

O diálogo é essencial na infância e adolescência, e mesmo que a criança entenda o conceito do que está acontecendo, é sempre interessante explicar que erros irão ocorrer durante a vida de todas as pessoas e o quanto isso é normal. Faça com que seu filho consiga tirar um lado positivo do que aconteceu, sobre o quanto ele se esforçou, por exemplo, e como é importante manter a cabeça erguida nessas situações.

Prepare-o com o “não”

É provável que a primeira frustração do seu filho por não conseguir o que deseja seja com você. Por isso, é preciso saber ensinar o que um “não” significa: se você ceder a cada reclamação ou aborrecimento, não conseguirá passar uma lição para seu filho. Fazer ele saber lidar com as adversidades desde cedo e aprender a respeitar quando as pessoas o negarem algo é a melhor maneira de fazer com que ele entenda o quanto um “não” é importante.

Seja paciente

Apesar de ser um desafio para os pais, vale lembrar que uma criança ainda não é um adulto, e por isso não tem o mesmo desenvolvimento lógico e emocional de um. Tenha sempre em mente que todo aprendizado não acontece de um dia para outro e leva certo tempo para ser absorvido. Porém, para que ele aconteça de forma gradual, é importante que você encontre diversas formas de estímulo para que, ao mesmo tempo em que ensina, também consiga despertar a curiosidade do seu filho para os acontecimentos da vida.

 Estar sempre presente nos diversos momentos do futuro do seu filho é fazer com que ele desenvolva um futuro brilhante. Seu filho está com dificuldades em aprender e está frustrado com isso? Então conheça os cursos Ensina Mais Turma da Mônica!