Atitudes que os pais devem ter para desenvolver a autoestima da criança

Apesar de a autoestima ser um conceito muito subjetivo, ela é, na sua essência, o poder de confiar em si mesmo e em suas habilidades. Uma criança com uma boa autoestima tem mais preparo para enfrentar os desafios ao longo da vida, tendo muito mais felicidade e tranquilidade.

 Já uma criança com autoestima baixa poderá apresentar mais dificuldades, tanto profissionalmente como pessoalmente. Por isso é tão importante que os pais eduquem seus filhos para que eles cresçam confiantes e cheios de habilidades.

 Para que você ajude a desenvolver autoestima do seu filho, vamos dar algumas dicas de atitudes diárias:

Diga que os ama

Para alguns pais, é mais difícil comunicar com palavras o amor que sente pelos seus filhos, por mais que os seus atos demonstrem esse sentimento. Para que os filhos desenvolvam autoestima, eles precisam ouvir com todas as palavras que são amados, independente dos seus erros ou dos seus acertos. Ouvir traz a reafirmação de que eles precisam para se sentirem bem consigo mesmos e faz com que eles se acostumem a expressar os sentimentos.  

Valorize-os de verdade

Alguns pais têm o hábito de comparar os seus filhos e as suas conquistas, de forma que a criança se sente desvalorizada quando não alcança certas expectativas. Por isso, é fundamental ver cada filho como único, assim como cada uma das suas vitórias. A criança tem que sentir satisfação pelos passos que dá e pelas conquistas que alcança, se sentindo valorizada e persistindo para sempre melhorar. Cada pequena vitória deve ser celebrada.

Eduque sem desrespeitar

Quando você precisa ensinar uma lição para o seu filho, é essencial ter respeito. Se ele tirou notas baixas, não o deixe para baixo: palavras ofensivas têm um grande poder de destruir a autoestima, causando grandes traumas. Se a criança não está tirando notas boas, você precisa educá-la para entender a importância de estudar e dar mais apoio. Tente sentar-se junto a ela para fazer a lição de casa e ter mais controle, mas nunca partir para ofensas. Tenha em mente que o comportamento da criança é o que deve ser o foco, e não ela.

Permita que os seus filhos façam escolhas

O poder de escolher é um grande reflexo da autoestima. Quando temos muitas dúvidas e incertezas é porque não estamos confiando em nosso julgamento e estamos com a autoestima baixa. Para formar esse senso de “eu sou capaz de escolher sem medo de errar”, é fundamental que seu filho faça escolhas. Elas podem ser simples, do dia a dia, tal como com que roupa ele vai sair, qual o prato vai comer no restaurante ou com qual brinquedo quer brincar.

Estimule novas atividades

Para o desenvolvimento da criança, é importante que ela se envolva em novas atividades. Se a criança não se encaixa em um tipo de atividade, é importante estimulá-la a tentar outras coisas. Nem todas as crianças têm afinidade por balé ou futebol, e hoje em dia há tantas outras possibilidades de atividades que não é preciso se restringir somente a atividades físicas. O importante é ela poder exercer um hobby no qual vai se sentir satisfeita consigo mesma.

Elogie de forma realista

Ao elogiar o seu filho, tente fazê-lo de forma realista. Ao invés de usar frases genéricas como “você é o melhor filho do mundo”, elogie algo pontual como “você é um ótimo ajudante, está sempre me ajudando com as coisas da casa” ou “você é muito bom em matemática, arrasa na tabuada”. Dessa maneira, a criança se sente confiante por ser quem ela é, única e especial e com habilidades próprias. Além disso, vai entender que cada um tem pontos positivos diferentes, e que deve ser feliz pelo que ela é.

Dê importância aos sentimentos do seu filho

Se o seu filho se sente mal por alguma coisa, você é responsável por fazê-lo entender esse sentimento e trabalhar para que ele se sinta bem. Os sentimentos são muito genuínos e não devem ser ignorados. Por isso, se esforce para manter um diálogo com a criança e mostrar que ela pode se abrir com você para as coisas mais simples até as mais complexas. Se você se mostra aberto e receptivo às questões da criança, ela vai criar mais confiança para trabalhar os seus sentimentos e entendê-los, ao invés de reprimi-los.

 Fazer com que seu filho cresça com uma boa autoestima é fazer com que ele desenvolva um futuro brilhante. Conheça os cursos Ensina Mais Turma da Mônica!