Como preparar o seu filho na volta às aulas

As férias já acabaram e agora está na hora de voltar para a rotina! O período de volta às aulas é um recomeço que exige um ritmo diferente de cada um. Auxiliar a experiência de uma classe nova e amigos novos, com o retorno das responsabilidades que não existiam nas férias, pode não ser tão fácil para o seu filho. A Ensina Mais Turma da Mônica vai te ajudar neste post a prepará-lo para a volta das aulas. Vamos lá?

Comecem restabelecendo o horário de sono

Talvez uma das missões mais difíceis para os pais no período de retorno escolar é acordar os filhos cedo. As primeiras semanas de aula depois do carnaval são um pouco complicadas, mas existem algumas estratégias para que tudo funcione.

O final de semana vai chegar e a vontade de dormir tarde na sexta-feira vai vir junto, mas não caiam nessa tentação! Nos sábados e domingos, prepare o quarto da criança e diminua o ritmo da casa logo cedo para o sono vir. E assim, todo mundo se prepara junto para a segunda-feira!

Montem o cronograma do ano em uma lousa

Para toda a família se organizar, montem juntos um quadro com as datas importantes do ano, e vão preenchendo ao longo do tempo. Toda escola entrega ao aluno um calendário com datas de prova, eventos e feriados do ano letivo logo no começo das aulas. Preencher os espaços do quadro ajuda a criança a entender que as férias acabaram e que novas responsabilidades virão!

Estudem juntos em casa

Voltar ao ritmo de ter que estudar o conteúdo da aula em casa tende a não ser tão rápido para todas as crianças. Você pode ajudar o seu filho nessa saga, estimulando-o um pouco todos os dias a reler o material e fazer alguns exercícios. Esse movimento será importante principalmente se ele encontrou algum obstáculo nas matérias logo no começo do ano letivo. A Ensina Mais Turma da Mônica te auxilia também a ajudar o seu filho que está com dificuldade para aprender.

O que fazer se a escola for nova

A maioria das pessoas sente insegurança ao entrar em um ambiente novo de estudo ou trabalho. As crianças sofrem com isso, principalmente quando são muito apegadas aos amigos da escola anterior! Os pais possuem um papel fundamental nessa adaptação, porque precisam transmitir segurança aos filhos.

Novas descobertas surgirão na vida da criança, e você pode incentivá-la conversando sobre isso! Por exemplo, falando sobre as atividades extracurriculares que a escola oferece, como oficinas e viagens. Além de elogiar os professores e demonstrar empolgação sobre as coisas diferentes que ela irá aprender.

Conheça a Ensina Mais Turma da Mônica

Qualquer que seja a questão que pode afetar uma criança na escola, é importante que os pais observem e direcionem os pequenos. A metodologia da Ensina Mais Turma da Mônica oferece uma experiência individual especializada pensando justamente em cada aluno e suas dificuldades. Conheça os cursos Ensina Mais Turma da Mônica e ajude seu filho a desenvolver habilidades para um futuro brilhante!