4 exercícios para estimular a memória do seu filho

Para ter uma boa memória, é necessário sempre estimular o cérebro. No caso das crianças, elas têm uma memória seletiva, ou seja, descartam pensamentos facilmente. Por isso, é ainda mais importante investir em exercícios que reforcem a memória e aumentar a dificuldade dos exercícios conforme eles fiquem fáceis para as crianças. A Ensina Mais Turma da Mônica separou alguns exercícios para você fazer com seus filhos. Confira:

Jogos que estimulam a concentração

O jogo da memória é o exercício mais simples e popular de memorização. Basta usar os cartões, deixando as imagens à mostra por um momento breve, e em seguida ir virando-as para baixo. A criança deve memorizar e encontrar os pares, virando cada carta para cima. O jogo é muito fácil de encontrar em lojas de brinquedos e até papelarias. Uma outra ideia é confeccionar as cartas com a criança, assim ela presta ainda mais atenção nas imagens e fica mais fácil de lembrar depois.

Outra opção são os quebra-cabeças, em que são unidas várias peças para formar uma imagem, e quaisquer jogos de combinação de cartas. É muito importante ter paciência com os filhos nesse momento, pois será uma atividade de concentração e que requer muitas tentativas antes de se alcançar o resultado esperado. Além de educativo, esse pode ser um ótimo momento de diversão em família!

Labirintos

Os labirintos demandam concentração e um pouco de habilidade. Você pode usar labirintos prontos, que são facilmente encontrados na internet e em revistas infantis ou criar seus próprios labirintos. Esse exercício exige que a criança tenha foco e preste atenção no espaço, sempre se lembrando de onde fica o ponto de saída e dos caminhos pelos quais já passou.

O jogo das histórias

Se você tem o hábito de ler para o seu filho ou contar histórias para ele, um ótimo exercício é contar uma versão diferente das histórias que a criança já conhece. Você pode fazer isso e pedir para a criança se lembrar de como era a primeira versão, assim ela precisará lembrar todo um contexto.

Esse tipo de brincadeira proporciona um momento afetivo em casa, pois ao contar e ouvir histórias, tanto os pais quanto a criança estabelecem uma relação de carinho. Além disso, esse tipo de estímulo requer muita atenção e usa bastante a memória da criança, que deve lembrar toda a narrativa para chegar a detalhes pontuais.

Canções infantis

Você pode aproveitar aquelas músicas que a criança ama e usar isso em favor da memória: deixe a música tocar até certo ponto, depois pause e peça para a criança completar. Você também pode cantar junto com a criança e trocar algumas palavras, assim ela usará a memória para corrigir a sua versão. O princípio é o mesmo do jogo das histórias, estimulando muito a concentração, a memória e os momentos em família.

Esses exercícios são muito simples de se fazer em casa, e ainda podem proporcionar um bom momento em família! Aproveite e veja também como fortalecer o diálogo entre você e seu filho!

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!