Como controlar a ansiedade do seu filho?

Para as crianças, alguns acontecimentos ganham proporções muito maiores do que realmente possuem, e até pequenas coisas podem parecer bastante graves. Começar a estudar em uma nova escola, aprender a andar de bicicleta ou não entender um conteúdo podem parecer os maiores problemas do mundo, e aí esse sentimento pode causar estresse e até ansiedade nos pequenos. A Ensina Mais Turma da Mônica preparou uma série de dicas para entender e lidar com a ansiedade do seu filho. Olha só:

Entendendo os sintomas

O primeiro passo é entender os sintomas. Algumas crianças acabam fazendo coisas que já deixaram de fazer há bastante tempo, como xixi nas roupas, por exemplo. Já outras ficam agressivas e facilmente irritáveis ou encontram dificuldades para dormir, muitas vezes acompanhadas de pesadelos.

Esses sintomas são sinais para mantermos os olhos abertos para futuros problemas. E apesar de você conseguir reconhecer todos esses fatores, não esqueça que o diagnóstico de ansiedade deve ser dado por um profissional, que vai orientá-lo da melhor forma possível.

Tente entender os motivos por trás da ansiedade

É importantíssimo tentar entender os motivos causadores da ansiedade. Em alguns casos, como um divórcio entre os pais, por exemplo, uma simples conversa pode ser suficiente para que as crianças se sintam melhores. Mostre que não é tão complicado, explique que tudo vai ficar bem e entenda os medos e receios dos pequenos.

Quando a causa é mais complexa, como bullying na escola, por exemplo, descobrir pode ser uma tarefa um pouco mais difícil, mas isso não quer dizer que você não deve tentar. Quando você entende a razão da ansiedade, o direcionamento de esforços para resolver o problema fica muito mais simples.

Reconheça e incentive as habilidades do seu filho

Quando a criança tem confiança em si mesma é muito mais fácil lidar com situações difíceis. Reconheça e incentive as habilidades que seu filho possui e que podem ajudá-lo a resolver problemas. Deixe claro que ocorrências complicadas podem acontecer de tempos em tempos, e que ele tem as habilidades necessárias para lidar com as circunstâncias.  

Apoie

Quando seu filho demonstrar dificuldades, mantenha-se aberto ao diálogo e aos pequenos desabafos que ele poderá fazer. Seja flexível e elogie pequenas ações. Tome cuidado para não ridicularizar suas preocupações ou fazer cobranças pesadas nesse momento, pois isso pode deixar a criança ainda mais ansiosa. Ao invés disso, converse sobre o assunto, tente entender a importância daquilo para seu filho e deixe claro que você está disposto a ajudar a criança no que ela precisar.

Ajude seu filho a enfrentar situações que geram ansiedade

Esse tipo de situação acompanhará seu filho para o resto da vida. Então, não se preocupe demais em protegê-lo das dificuldades; ao invés disso, ajude-o a lidar com esses momentos. Exercite a paciência da criança com pequenas esperas: fale, por exemplo, que no dia seguinte vocês irão ao cinema, e cumpra sua promessa. Com isso você mostra à criança que as coisas nem sempre serão imediatas – mas que está tudo bem com isso.

Saiba quando é o momento de procurar um especialista

Se você tem se esforçado mas acha que o resultado não tem sido positivo, talvez seja o momento de procurar um especialista. Quando a ansiedade estiver realmente atrapalhando o desempenho e as relações sociais da criança, não hesite em pedir ajuda. Se for o caso, procure por indicações de terapeutas infantis e leve seu filho para uma consulta.

A ansiedade parece realmente um grande desafio, mas pode ser controlada. A conversa é uma prática que pode ajudar muito nesses momentos, então aproveite e veja também como fortalecer o diálogo entre você e seu filho!

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!