Guia completo com tudo sobre como estudar em casa!

Não é segredo que, por vezes, há uma espécie de "barreira" entre os estudos e as crianças, principalmente quando se trata de estudar em casa. O gosto por essa atividade é algo que precisa ser incentivado pelos pais, mas existem diversas abordagens criativas para atingir esse objetivo. 

Com o desenvolvimento de iniciativas capazes de estimular os seus filhos na rotina de estudos, você conseguirá contribuir para que eles se tornem mais disciplinados e organizados no dia a dia. Portanto, vale muito a pena conhecer quais são as melhores práticas para ajudar as crianças na hora de estudar em casa.

Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura e confira o nosso post na íntegra!

Como funciona o ensino em casa?

Geralmente, o ensino em casa envolve a aprendizagem de tópicos adicionais e ligados aos temas apresentados no ambiente presencial de ensino. Ou seja, a prática normalmente abrange a utilização de materiais educacionais, como livros, recursos empregados na aula e outros que sirvam de apoio para a absorção dos conteúdos.

Nesse caso, a criança pode contar tanto com a ajuda dos pais quanto com o suporte de mentores para realizar as atividades propostas. Além disso, é possível recorrer a algumas ferramentas inclusive as digitais para criar maneiras mais divertidas e interessantes de apresentar novas áreas do conhecimento para elas.

Quais são as principais vantagens de estudar em casa?

Na prática, estudar em casa pode trazer diversas vantagens para o processo de aprendizado dos seus filhos, auxiliando na superação de possíveis dificuldades. Nas próximas linhas, elencamos os principais benefícios dessa iniciativa. Vamos lá!

Potencialização do aprendizado

Ter a criança estudando em casa é uma ótima forma de melhorar o seu processo de aprendizado a partir de um ambiente mais controlado e tranquilo, que favorece a concentração. Uma boa pedida, por exemplo, é organizar atividades divertidas para melhorar o foco do estudante durante as lições.

Além disso, é superimportante que os pais mantenham um acompanhamento regular dos filhos. Inclusive, em alguns casos, isso pode se tornar um momento de descontração em família, com o "plus" de contribuir para a melhora do desempenho escolar.

Para isso, é válido recorrer a algumas atividades, como leitura de histórias atrativas, pesquisas, exercícios que envolvam brincadeiras e outras. Acredite: com a criança mais atenta e engajada, as chances de haver uma potencialização do aprendizado aumentam.

Desenvolvimento de habilidades

Oferecer possibilidades para que as crianças desenvolvam as suas habilidades é importante para prepará-las para o futuro. Estudando em casa, com um conteúdo de apoio, fica mais fácil ajudá-las na execução de atividades que trabalhem aptidões fundamentais, inclusive para a fase adulta.

Por exemplo: você pode organizar uma contação de histórias para aperfeiçoar a capacidade de comunicação dos seus filhos. Se houver irmãos em uma faixa etária aproximada, é possível, inclusive, incentivar o trabalho em equipe para fortalecer os laços e melhorar outra competência extremamente relevante.

Com essas práticas, o desenvolvimento das crianças passa a ser completo. No entanto, uma boa sugestão é contar com o suporte de especialistas e buscar conteúdos que auxiliem na elaboração das atividades que serão colocadas em ação.

Auxílio na superação das dificuldades

É possível que os seus filhos apresentem mais dificuldades em alguma matéria em específico, como Matemática ou Português. Nesse sentido, estudar em casa é uma excelente forma de acabar de vez com as lacunas de aprendizado. Afinal, você pode ajudar na execução de atividades que envolvam temas que sejam mais desafiadores para eles, oferecendo o apoio necessário.

Suponhamos, por exemplo, que as crianças têm dificuldades nos exercícios de Matemática. Nesse caso, vale a pena pensar em brincadeiras divertidas para ajudar no processo de aprendizado e na superação desses entraves. Assim, elas estarão mais preparadas para o futuro e conseguirão ter um melhor aproveitamento dos conteúdos transmitidos em sala de aula.

Quais países adotam o ensino domiciliar?

Existem vários países que adotam o ensino domiciliar e podem servir de exemplo, demonstrando como essa opção é uma ótima saída para melhorar o desenvolvimento das crianças. Entre eles, estão:

  • Suíça;
  • Estados Unidos;
  • Bélgica;
  • Noruega;
  • Canadá.

É importante destacar que, no Brasil, não é permitido manter apenas o ensino domiciliar. No entanto, você pode utilizá-lo como um apoio aos seus filhos para potencializar o seu desenvolvimento e garantir a melhora no aprendizado.

Como estudar em casa com 8 dicas-chave?

Agora que você já conhece os benefícios de ter as crianças estudando em casa, que tal aprender dicas-chave que vão auxiliá-lo nessa tarefa? A seguir, destacamos boas práticas que serão muito úteis para implementar esse tipo de apoio. Confira!

1. Transforme os estudos em uma brincadeira

A “gamificação” é uma abordagem extremamente eficaz quando o assunto envolve os estudos. As crianças têm um grande apetite pela competição e pelo desafio.

Desse modo, implementar um sistema de jogos para instigá-las é uma ótima alternativa. Nesse sentido, é possível criar fases para que elas se esforcem no intuito de vencê-las e, ao final, com o cumprimento da missão, usufruir do prêmio.

Esse tipo de bonificação pode alavancar o interesse dos seus filhos pelos estudos, já que, além de desfrutarem de um momento divertido, eles têm a chance de aprender de forma saudável. Ou seja, há o famoso "ganha-ganha".

2. Use a tecnologia a seu favor

As novas gerações têm contato desde muito cedo com as tecnologias não há como impedir isso. Portanto, o mais aconselhável é utilizar esse recurso como um aliado para melhorar o desempenho escolar das crianças.

Inclusive, algumas escolas já estão implementando o uso de aparelhos eletrônicos como um suporte de ensino e de aprendizado para os alunos. Então, por que também não fazer isso em casa?

Existem diversos games, plataformas e métodos espalhados pelo mundo tecnológico que podem ser valiosos na hora de ajudar o seu filho a estudar, fomentando a vontade de aprender.

3. Crie materiais interativos

Quanto maior for o uso de cores, desenhos e recursos interativos, mais atrativo será o estudo das crianças em casa. Afinal, devido às suas fases de desenvolvimento, elas são naturalmente atraídas por objetos que chamam atenção, seja visualmente, seja estimulando a sua interação.

Desse modo, é possível recorrer a ferramentas visuais e atrativas em diversas atividades. Uma boa pedida é envolvê-las na resolução de exercícios de Matemática — por exemplo, utilizando os alimentos no momento do preparo das refeições, materiais feitos por vocês etc. Acredite: trata-se de uma ótima maneira de fomentar a vontade de estudar em casa.

Apenas lembre-se de que o momento de estudo não pode se tornar algo chato e maçante para as crianças. Ou seja, a abordagem utilizada deve ser interessante. Por isso, vale a pena adotar atividades descontraídas para prender a atenção dos seus filhos.

4. Mostre os avanços do aprendizado

Um dos principais motivos pelos quais as crianças fogem dos estudos é por não conseguirem perceber o nível de avanço que tiveram desde que começaram a se dedicar a determinada matéria. Então, mostrar o quanto aquele esforço foi, sim, transformado em algo positivo para os seus filhos é extremamente vantajoso para incentivá-los à busca contínua de conhecimentos e informações, promovendo uma vontade genuína de aprender e estudar.

Novamente, contar com a gamificação e com aspectos que sejam capazes de premiar o esforço das crianças, como dito, é fundamental para aumentar a motivação. Portanto, não deixe de incorporá-los quando os seus filhos estiverem estudando em casa.

5. Tenha um horário determinado para esse tipo de atividade

Assim como em qualquer outro aspecto da vida da criança, o processo de aprendizado também demanda uma rotina, com previsibilidade e repetição. Por isso, é importante determinar um horário fixo e adequado para o dia a dia dos seus filhos.

Muitas pessoas escolhem o período após a aula para a realização dessas atividades. No entanto, como a criança já passou algumas horas estudando em sala, talvez esse momento não seja muito proveitoso. Por isso, é interessante considerar um horário em que ela esteja descansada e disposta para fazer as tarefas propostas.

6. Comemore as pequenas vitórias

As crianças, diferentemente dos adultos, não contam com um senso de obrigação totalmente formado. Assim, vale a pena comemorar as pequenas conquistas para gerar um senso de empolgação e de recompensa nos seus filhos.

Desse modo, você conseguirá criar incentivos além do sentimento de "dever cumprido". Esse tipo de cuidado contribui para que elas fiquem ainda mais confiantes e satisfeitas diante do próprio esforço.

7. Explique com paciência o porquê das coisas

Muitas crianças questionam por que devem aprender Matemática, Gramática, Ciências e as demais disciplinas em vez de dedicar o tempo de foco a qualquer outra atividade que tenham em mente. Por isso, é necessário se comunicar com clareza e explicar de que maneira aquele conhecimento poderá ajudá-las a ficar mais fortes, inteligentes e capazes.

Assim, explicar como a Matemática pode ser valiosa na hora de contar os brinquedos, por exemplo, é uma ótima maneira de estimular a criatividade e de justificar o esforço durante a aprendizagem. Desse modo, você conseguirá evitar as respostas tradicionais, do tipo: "Porque sim"; "Porque estou mandando"; "Porque tem que ser feito" e outras similares que apenas causam um sentimento de frustração nas crianças.

8. Faça pausas recorrentes

Até mesmo os adultos têm dificuldade para passar longos períodos concentrados. Portanto, vale a pena incentivar os intervalos durante a realização das tarefas. Isso fará com que a criança mantenha o foco, mas não fique desgastada com o fluxo de obrigações.

Quanto mais novas elas forem, mais relevante será estabelecer tempos curtos de concentração e intervalos um pouco mais longos. Depois que crescerem, essa lógica pode ser invertida, de modo que os intervalos sejam mais curtos, quase como acontece no método Pomodoro.

Percebeu como essas dicas podem ser extremamente importantes para estreitar a relação entre os seus filhos, você e os estudos? Desse modo, é possível garantir uma excelente experiência na hora de estudar em casa, trazendo bons resultados para o processo de ensino, além de boas memórias dessa fase juntos.

Viu como é importante dar todo o apoio para seu filho criar interesse com os estudos. A Ensina Mais - Turma da Mônica tem aulas de apoio escolar de português e matemática, clique aqui e conheça tudo!