Como ajudar as crianças a voltarem às aulas com o pé direito?

O fim das férias está chegando. E a grande dúvida surge: como readaptar os pequenos à rotina da escola? É simples! É possível fazê-los se sentirem engajados e com vontade de retornar ao ambiente escolar sem grandes problemas. Confira como ajudá-los:

Mostre o lado positivo

Não é fácil para as crianças enxergarem outras perspectivas quando tudo o que mais gostam está acontecendo durante as férias. Não tenha medo de argumentar por que voltar à escola é extremamente positivo para os seus filhos. Reencontrar os amigos, voltar às atividades extraclasse de que tanto gostam, conhecer novas pessoas. Tudo o que for positivo vale a pena ser conversado. Os pequenos precisam reconhecer que existe um outro lado além de deixar o conforto do lar para voltar às obrigações.

Reorganize os horários

O período de férias costuma ser um momento de descanso, sem regras de horário ou rotina. Para que voltar a cumprir horários não seja tão cansativo, é importante reestruturá-lo com certa antecedência. Mude gradualmente a hora de acordar, dormir e fazer as atividades diárias para que a criança não se estresse no início das aulas.

De volta a uma boa alimentação

Doces, refeições fora de hora e muitas gostosuras para rechear as férias. Não é nenhum problema permitir que as crianças desfrutem de comidas diferentes das que estão habituadas durante as aulas, mas é necessário reorganizar a alimentação perto do começo do semestre letivo. Ela é uma das principais bases para um bom desenvolvimento psíquico e motor, fundamental para enfrentar corretamente os novos desafios que a escola proporcionará.

Avise-o sobre o início das aulas

Um dos aspectos que mais proporcionam segurança aos pequenos é a rotina. Surpresas não são os melhores amigos das crianças. Sendo assim, é essencial que eles sejam avisados com antecedência a respeito da volta às aulas. Se a faixa etária ainda é baixa ou será feita a troca de escola, é interessante levá-los ao ambiente escolar. Saber que algo irá acontecer gera maior confiança e segurança nas crianças.

Organizem o material juntos

Não importa a idade: arrumar o material escolar é uma das melhores atividades antes de as aulas começarem. Envolver a criança nesse processo pode ser extremamente relevante para ela se adaptar novamente ao ambiente escolar. Além de se sentirem inseridos, também estimula a vontade de participar.

Mesmo que o cotidiano agitado dificulte o contato constante com os filhos, é possível ajudá-los a se desenvolver e ajudá-los com as atividades escolares. As voltas às aulas não precisam ser um momento de estresse. Pequenas atitudes ajudam as crianças a se sentirem mais seguras para voltar com o pé direito ao ambiente escolar.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!