Como usar a tecnologia no aprendizado das crianças?

A tecnologia cresce em nível exponencial e somos impactados por ela a todo instante. Com as nossas crianças não é diferente, ainda mais quando o assunto é educação: as escolas têm buscado formas diferentes e interativas de ensinar fazendo uso do digital, o que acaba resultando em aulas mais dinâmicas.

Para oferecer com qualidade esse tipo de atividade, é interessante que a escola tenha um espaço apropriado para a inserção de computadores e notebooks que facilitem o acesso dos alunos, já que hoje em dia, as crianças se habituaram a fazer uso da tecnologia rapidamente, aprendendo com muito mais facilidade que os adultos a dominar aparelhos eletrônicos. E por quais meios podemos fazer uso dessas tecnologias em sala de aula? Confira a seguir:

Recursos visuais altamente qualificados

Um dos maiores benefícios de se usar a tecnologia para ensinar crianças é poder contar com o uso de recursos visuais completíssimos, que auxiliam na memorização e na associação a fatos com imagens. O Google Earth, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para ensinar geografia levando em conta a dificuldade que algumas crianças têm com mapas.

Jogos on-line

O uso de games também pode ser interessante. Seja para colorir, seja para testar conhecimentos atuais ou desafios de lógica, os jogos podem estimular uma competição saudável entre as crianças e deixar o aprendizado mais divertido! Já a programação, por exemplo, se ensinada logo cedo, pode auxiliar a capacidade cognitiva dos alunos, que desenvolvem maior objetividade de raciocínio e também podem acompanhar o resultado na prática enquanto estudam.

Cursos específicos

Cada aluno tem suas facilidades e dificuldades, e criando essa interação com atividades multimídia, o processo fica descomplicado e desperta a automotivação da criança para que ela tenha interesse em aprender.

Cursos fora da escola, como informática, também podem ser úteis nesse processo, porque estimulam o desenvolvimento intelectual. Uma alternativa superinteressante é a robótica, que utilizando um método inovador, encoraja a criança a pensar por meio de códigos específicos e também auxilia no progresso em outras disciplinas. Estes e outros cursos para auxiliar no aprendizado, você encontra aqui na Ensina Mais!

E quais são os benefícios de se trabalhar a implementação da tecnologia nas escolas?

Exercer atividades ligadas à tecnologia é direcionar a escola para o futuro. A vida sob o olhar de multitelas já é uma realidade, e quanto mais cedo aprendermos a lidar com isso, mais rápido nos adaptamos e aprimoramos nossos métodos, transformando diversas áreas e fazendo a diferença na vida dos alunos.

Também se torna motivador e desafiador para os próprio educadores, que saem da zona de conforto para buscar soluções e melhorias em suas técnicas de ensino, tornando-se profissionais mais amplos e qualificados. E ao implementar um ambiente tecnológico dentro da instituição, este torna-se um fator decisivo no diferencial com outras marcas de ensino, e a escola passa a definir a sua função de agente transformador na sociedade em que vivemos.

Gostou do conteúdo? Esperamos que agora fique mais claro por que devemos buscar meios de estar atualizado no que diz respeito à educação dos nossos filhos, e como isso poderá fazer diferença para eles no futuro. Quer saber mais? Aqui nós listamos 6 motivos para matricular o seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica e deixá-lo por dentro dos nossos cursos ligados à tecnologia.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!