Como a robótica pode ajudar as crianças na escola

A robótica é uma área que interliga diversos campos de conhecimento em atividades práticas e com fins claros e palpáveis. E é exatamente por isso que ela é uma das melhores atividades extracurriculares para os pequenos desenvolverem suas habilidades. Vamos entender como!

Aprendizado prático de alguns conteúdos

A robótica é responsável por apresentar aplicações práticas de alguns conceitos que as crianças estudam na escola, por exemplo:

Física

Diversos conceitos de física são trabalhados durante os estudos de robótica. Primeiro, o que guia toda a construção e montagem dos robozinhos é a mecânica, área de estudos direcionada ao movimento e à utilização e conservação de energia.

A elétrica e a eletrônica também são trabalhadas durante todo o curso, principalmente porque o aluno precisa usar diversos componentes responsáveis por fazer o robô se mover e realizar as funções programadas.

Matemática

Os projetos de robótica são feitos com cálculos precisos, tanto para a parte da programação quanto para a montagem. Com isso, as crianças conseguem desenvolver uma visão mais prática e aplicada da matemática, melhorando seu aprendizado em sala de aula.

Química

O funcionamento dos robôs também envolve processos químicos, principalmente na utilização e transmissão da energia. Com as aulas, as crianças visualizarão de maneiras práticas alguns conceitos que são trabalhados apenas no ensino médio.

Criação de projetos

Para construir um robô ou qualquer outro sistema autônomo, as crianças precisam, primeiramente, entender o projeto de construção. Durante essas aulas, é possível entrar em contato com o planejamento e a estruturação de um produto. Esse aprendizado contribui muito para ajudar os pequenos a se tornarem mais responsáveis e cumprirem prazos.

Trabalho em equipe

Os projetos feitos em sala de aula procuram envolver os alunos em grupos com a finalidade de estimular o trabalho em equipe. Esse aprendizado é muito benéfico para os pequenos, e pode ser direcionado para a escola e para qualquer outro âmbito na vida do seu filho.

Desenvolvimento do raciocínio lógico

A robótica é um aprendizado dinâmico e multidisciplinar que contribui para estimular o pensamento matemático e o raciocínio lógico da criança. Além disso, durante o desenvolvimento dos projetos, os pequenos precisam solucionar diversos problemas, o que estimula a experimentação por tentativa e erro e, consequentemente, o desenvolvimento de métodos próprios para lidar com situações difíceis.

Desenvolvimento da criatividade

A robótica trabalha com um conceito mais amplo conhecido como movimento maker. Esse termo engloba, dentre outras coisas, uma cultura de faça você mesmo. O objetivo é incentivar as pessoas a criar, consertar ou fabricar diferentes produtos com as próprias mãos. As atividades que envolvem a utilização da mecânica e da eletrônica para a produção de projetos nas aulas irão ajudar as crianças a desenvolver sua capacidade criativa, visto que os pequenos deverão pensar em métodos práticos e funcionais para montar os robozinhos.

Aprendizado da tecnologia

No futuro, a maioria dos trabalhos deverão interagir com a tecnologia de alguma forma, seja para auxiliar nas funções, seja para fazer a maior parte das tarefas. Além disso, os sistemas autônomos e os robôs estarão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, até mesmo nas situações mais simples da rotina, como ir ao mercado. Portanto, é essencial que as crianças tenham essa formação tecnológica de base, aprendendo os conhecimentos necessários para utilizar as inovações da melhor maneira possível e fazer a diferença no futuro.

Conheça o nosso curso de robótica e veja outros benefícios que ele pode trazer para o seu filho:

Curso de robótica

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!