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Aprender a língua portuguesa durante a infância pode ser um pouco desafiador, mas também é muito incrível!

E faz parte desta etapa começar a se questionar sobre alguns conceitos da área, como sujeito da oração.

E como queremos que a aprendizagem dos pequenos seja ampla, vamos falar hoje sobre como identificar o sujeito das orações e quais as suas principais características.

Assim, você pode praticar o aprendizado com as crianças e incentivá-las à leitura.

O que é o sujeito da oração e como ele pode ser encontrado

O sujeito é essencial em qualquer oração, pois é ele quem ganha o foco da frase. Ele sempre vem antes do predicado, aquilo que dita o que o sujeito fez, está fazendo ou fará, a ação. 

Então, de maneira geral, o sujeito deve anteceder uma ação.

Para identificá-lo em uma frase, é possível substituí-lo por um pronome pessoal e observar se ele concorda com o verbo.

Um exemplo é a frase "A Maria comprou seus livros hoje". Na oração, o sujeito é a Maria, pois está antes de uma ação, que dita algo relacionado a ela.

Também podemos trocar "Maria" por "ela", pois a frase ainda teria o mesmo sentido: "Ela comprou seus livros hoje".

Quais são os tipos de sujeito de uma oração

E quando falamos de sujeitos, temos alguns tipos, que se diferenciam de acordo com o contexto da oração em que estão inseridos.

  • Determinado

Quando sabemos de imediato quem é o sujeito e onde está, já que isso fica bem claro ao observar a oração.

Exemplo: Luiza foi até a lousa e escreveu sua equação.

O sujeito é Luiza, quem realizou a ação.

  • Simples

O sujeito simples tem apenas um núcleo, ou seja, um foco só.

Exemplo: O filme brasileiro Capitães da Areia é renomado internacionalmente.

Neste caso, o sujeito é simples, pois é o filme Capitães da Areia.



  • Composto

O sujeito composto conta com dois núcleos, ou seja, duas coisas que precisam da atenção total para compreender a frase.

Exemplo: A música e o cinema podem transformar vidas.

No exemplo, a pintura e a fotografia são sujeitos compostos, pois conquistam a atenção juntas no contexto.

  • Implícito ou oculto

Este sujeito não está claro de imediato; ele está invisível, quase que subjetivo.

Exemplo: comprei um caderno novo hoje.

No caso, o sujeito sou eu, mas não foi necessário colocar na frase, já que ela continuou com o mesmo sentido.

  • Indeterminado

Este sujeito é aquele que não pode ser identificado.

Exemplo: Falaram bem da didática do novo professor.

Neste caso, quem falou bem? Os alunos? Os pais? Os outros professores? Se existe esse questionamento, o sujeito é sempre indeterminado, pois ele não foi especificado.

É importante também ressaltarmos que orações que tenham fenômenos da natureza terão sujeito indeterminado.

Exemplo: choveu bastante durante a manhã.

Não é preciso dizer que estamos falando de chuva, pois o verbo já indica que esse é o tema principal da oração, certo?

A posição do sujeito em uma oração

Nas orações, é mais comum que o sujeito esteja sempre antes do predicado e do verbo, mas isso não é sempre uma regra.

Exemplos: Joana venceu as Olimpíadas de Matemática de sua escola.

Neste exemplo, o sujeito (Joana) está antes do verbo e do predicado. No entanto, a frase também poderia ser assim:

Venceu Joana as Olimpíadas de Matemática de sua escola.

O sentido da frase permanece, mas o verbo ficou antes do sujeito neste caso.

Durante as aulas de língua portuguesa, é importante que os tutores incentivem o pensamento sobre as orações e os sujeitos, gerando interesse nas crianças e mais familiaridade com o assunto.

Além disso, é importante que os pais pratiquem a leitura ativa com as crianças, mostrando-lhes os sujeitos das frases e fazendo com que elas consigam identificar com facilidade cada um deles.