Conheça um plano de aula para a alfabetização
A tecnologia pode ser uma aliada da educação quando utilizada da maneira correta. Nas aulas de alfabetização, ela atrai a atenção dos alunos e propicia um ambiente perfeito para a interação e para o aprendizado eficaz.
Nas aulas destinadas ao ensino da leitura e da escrita, nada melhor do que aproveitar os novos recursos tecnológicos e inserir os alunos, desde cedo, em um contexto real de produção. Uma forma de fazer isso é propondo à classe uma escrita coletiva de e-mails. Além de favorecer o entendimento da função comunicativa da escrita, essa proposta insere os alunos em uma situação de criação real, apresenta diferentes gêneros textuais e a ferramenta de comunicação “e-mail”.
AULA 1 – Apresentar aos alunos diversos gêneros textuais e os seus usos e funções: bula de remédios, cartas, cartões postais, bilhetes. Como lição de casa, os alunos podem levar à aula algumas correspondências.
AULA 2 – No segundo dia de aula, os materiais levados pelas crianças podem ser lidos pelo professor. Podem ser destacados o interlocutor, o destinatário, o assunto tratado e o motivo da comunicação entre os interlocutores. Depois, os alunos podem ser instigados a pensar sobre os atuais meios de comunicação, como o e-mail e o telefone. Em seguida, a proposta elaboração de um e-mail pode ser feita.
AULA 3 – Depois de definidos o assunto e o destinatário do e-mail com o classe, a próxima etapa é projetar uma nova mensagem de e-mail para que todos consigam visualizar a escrita. Os alunos devem participar da produção, sugerindo o que deverá ser escrito.
AULA 4 – Algumas palavras do e-mail de resposta podem ser selecionadas pelo professor, e as seguintes perguntas podem ser feitas: “com que letra será que começa essa palavra?” e “como termina?”. A leitura em voz alta do e-mail deve ser realizada pelo professor, que vai acompanhando com o cursor palavra por palavra. Por fim, uma resposta ao e-mail pode ser proposta pelo professor.
Fonte: Nova Escola