O poder da linguagem em sala de aula
As linguagens oral e corporal são carregadas de juízos de valor. Em sala de aula, elas podem ter o poder de desmotivar um aluno sem que essa seja a intenção do educador. Nesse caso, os efeitos nocivos na aprendizagem podem ser desastrosos.
De acordo com a educadora e mestre em Psicologia Moral, Flávia Vivaldi, os rótulos são exemplos de uso da linguagem que pode ser negativo. “O fato é que expressões dessa natureza emitem juízos de valor sobre a personalidade de nossos alunos, provocando-lhes sensações das mais diversas, que vão do desconforto ao ódio”, diz Flávia.
Então, como chamar a atenção dos alunos de uma maneira construtiva? A recomendação é que o professor descreva a situação sem falar sobre a personalidade do aluno, dando importância às atitudes. Assim, a criança ou o jovem fará o julgamento de suas próprias ações, o que poderá favorecer – ou não – a mudança de comportamento.
A linguagem utilizada nessas situações deve ser descritiva, e não valorativa. É importante que o educador se preocupe em manter o respeito mútuo em sala de aula, e isso pode ser colocado em prática quando há um cuidado com a linguagem.
Fonte: Gestão escolar