Dicas para ajudar seu filho a gostar de estudar
Incentivar as crianças a estudar é um desafio que muitos pais enfrentam, afinal, a fase dos primeiros anos na escola é um universo novo para os pequenos e adaptar toda a rotina é um problema a ser revolvido.
A falta de interesse na escola provoca muitas complicações na formação dos alunos, até mesmo no futuro profissional, por isso é muito importante que os pais estejam atentos e dispostos a enfrentar esse desafio junto com o filho e a instituição em que ele estuda.
Se você perceber uma alteração de humor do seu filho quando o assunto é estudos, fique atento, esse e outros sinais como, reprovação, desmotivação e baixo autoestima influenciam muito na relação criança – escola. Confira 5 dicas que vão te ajudar a fazer o seu filho gostar dos estudos.
Estabeleça horários de estudo em casa
Não é fácil, mas a rotina é uma grande aliada dos pais e alunos nesta fase. Diante de tantas tarefas do cotidiano, separe um tempo para organizar os estudos, definindo os horários adequados para cada atividade. Quanto mais cedo a criança adquirir esse hábito, mais tranquilo se tornará ao longo dos anos, mas não basta apenas ter os horários definidos. É necessário que a família:
- Incentive com palavra;
- Auxilie quando necessário;
- Proporcione um ambiente organizado, tranquilo e silencioso;
- Ajude-as a determinar um tempo que seja adequado de acordo com sua idade.
Defina metas
A ideia da motivação é um grande colaborador para a fase dos estudos, permita-se conhecer o seu filho, conversar e estabelecer metas. Muitas vezes as crianças ficam felizes ao conquistar algo que para elas parece inalcançável, por isso tirar um 10 na prova pode ser muito valioso para elas. A dica é estabelecer uma meta que seja alcançável, por exemplo, estudar parar tirar nova “azul” na prova, ou fazer 5 exercícios de uma matéria por dia. Ao alcançar a meta ela verá que é possível conquistar muitas coisas, assim será fácil aumentar cada vez mais os objetivos propostos.
Ofereça ajuda
A sua presença é muito importante na rotina diária de estudos do seu filho. Mesmo que sua formação seja completamente diferente da formação de um pedagogo, a sua presença influencia positivamente o rendimento escolar. Portanto, vale a pena adotar uma postura proativa e colaborativa, visando assim um desenvolvimento completo dos estudos de seu filho.
Converse sobre a importância dos estudos
Os estudos não devem ser tratados como algo rígido, obrigando a criança tirar notas altas, ou a passar em boas universidades. Esses atributos são apenas consequências que ocorrem derivado de uma boa relação com a educação. O simples fato de ter uma conversa pode ajudar muita coisa, mostre como era quando você estudava, como isso agregou na sua vida pessoal e profissional e esclareça que o aprendizado é a coisa mais importante que temos em nossa vida.
Matricule o seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica
Essa dica vale ouro, a Ensina Mais é uma escola que garante um aprendizado eficiente e seguro para o seu filho, com uma metodologia de ensino inovador as crianças vão amar estudar. Conheça todos os cursos disponíveis em nossa escola e faça já a matrícula.