Como identificar se meu filho precisa de apoio escolar?
Para os pais ou responsáveis, entender que o filho precisa de um apoio escolar não é uma tarefa fácil. A dificuldade de aprendizagem é um problema que atinge milhares de estudantes, segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, dois em cada três alunos precisam de reforço escolar.
Muitos fatores podem desencadear o mal desempenho do seu filho na escola, por isso, é importante ter sempre um acompanhamento familiar junto com a organização que a criança estuda, tanto os pais como os professores devem ficar atentos às dificuldades que o aluno demonstra em sala de aula ou em casa.
O que é apoio escolar?
O apoio escolar é uma maneira de ensinar algum conteúdo ao estudante com dificuldades. Um conceito que traz uma proposta de acompanhamento mais duradouro, a ideia é acolher uma criança desaminada com os estudos e mostrar que é possível melhorar e alcançar os objetivos de aprendizado.
Esse suporte é fundamental para crianças que não conseguem acompanhar o andamento das aulas. Por isso, é fundamental ficar atendo aos sinais que mostram que seu filho precisa de reforço escolar.
Notas baixas
O seu filho pode prestar atenção nas aulas, fazer as atividades e mesmo assim tirar notas baixas nas provas. Cada escola apresenta um método de ensino e ir mal nas avaliações não significa que a criança não saiba a matéria, ela pode ter alguma dificuldade com aquele método avaliativo ou alguma questão com a disciplina específica.
É primordial estabelecer uma conversa com o seu filho para entender o que está acontecendo dentro da sala de aula. Assim, o responsável junto com a instituição consegue pensar na melhor maneira de ajudar o aluno, seja com apoio escolar ou procurando ajuda de algum psicólogo.
Falta de envolvimento com as atividades escolares
Nem sempre a metodologia de ensino adotada pelo professor vai atingir 100% dos alunos, alguns sempre vão se dar melhor e outros menos, mas quando notar que seu filho está mostrando resistência com as atividades escolares e pede para faltar as aulas com frequência, é preciso ficar atento.
Algo pode estar dando errado e neste caso, o reforço escolar pode ser fundamental para o aluno conseguir melhorar o aprendizado, um método que ajuda o estuante a aprimorar sua performance escolar, auxiliando-o em matérias e atividades que ele mais apresenta dificuldade, assim se torna mais fácil conseguir acompanhar a turma.
Complicações com as lições de casa
Falta de paciência e rotina são dos maiores fatores que prejudicam as crianças a não terem a mínima vontade de estudar em casa. Ter um espaço exclusivo e uma rotina de estudos diária facilita na organização pessoal do aluno e torna os estudos mais prazerosos.
Aos pais que identificarem um desafio ainda maior que criar essa sequência básica de rotina e organização, converse com o seu filho talvez a solução seja o apoio escolar.
Desmotivação
A desmotivação com os estudos é um sinal que se deve ficar muito atento, não deixe o seu filho estudar sozinho, ainda mais se for uma matéria que ele não entende. O auxílio familiar nas atividades é muito importante para a criança entender que ela tem um apoio e não precisa resolver tudo sozinha. Se julgar necessário, o apoio escolar vai ajudar a resgatar a conexão com os estudos e melhorar a autoestima das crianças.
Onde encontrar apoio escolar?
Esses são os principais sinais que mostram que o aluno precisa de apoio escolar. Se você os identificar no seu filho, procure uma escola que ofereça uma metodologia de ensino individualizado, com atividades digitais e interativas com acompanhamento constante de educadores. A Ensina Mais apresenta eficácia comprovada por milhares de alunos e pais de todo o Brasil. Agende uma aula experimental e conheça mais sobre a escola que vai ajudar o seu filho nos estudos.