Subtração simplificada: estratégias para crianças
É normal que as crianças tenham dificuldade com a subtração quando começam a aprender os conceitos matemáticos e suas contas.
No entanto, ensiná-las essa área da matemática é fundamental e pode ser muito simples quando recursos lúdicos e mais leves são utilizados.
Por isso, nós vamos te mostrar como ensinar subtração para os pequenos pode ser fácil e até divertido, utilizando táticas dinâmicas.
Ensinando subtração com desenhos
Para começar a deixar as crianças familiarizadas com a subtração, a melhor forma é partir para os desenhos!
E é claro que isso já vai chamar a atenção dos pequenos.
O que você deve fazer é desenhar alguma coisa (pode ser até bolinhas) e ir comunicando sobre a subtração. Exemplo: “Aqui eu tenho 5 bolinhas. Se eu der 3 bolinhas para você, com quantas eu vou ficar?”.
Assim, com o desenho você consegue riscar ou apagar a quantidade subtraída, fazendo a criança ver de imediato o resultado.
Ensinando subtração com objetos
A mesma lógica dos desenhos pode ser usada com objetos – e fica ainda mais fácil na prática, literalmente!
Você pode optar por brinquedos e criar as perguntas sobre subtração.
Dessa forma, até mesmo o desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos pode ser aprimorado.
Assim, elas podem interagir com os objetos e criar a percepção de retirá-los da equação para entender os resultados da continha matemática.
Ensinando subtração com uma linha de números
A linha de números é muito divertida e também funciona muito bem para ensinar subtração aos pequenos!
Ela fica semelhante a uma régua – e para aproveitar a facilidade deste método, basta desenhar uma linha de números, de 1 a 10, e começar com as perguntas.
Você pode apontar para o número 10 e questionar à criança quantas laranjas caíram do caminhão de frutas, por exemplo. Escolha um número e aponte para ele também, fazendo, em seguida, uma contagem regressiva até ele.
O resultado ficará visível e a criança associará a regressão à subtração!
Ensinando subtração por meio da família de fatos
O conceito da família de fatos se trata de possibilidades – na verdade, quantas delas são possíveis com uma quantidade estipulada de recursos.
No caso da tática para ensinar subtração, você deve usar cartas que se complementam. Exemplo: se você tiver uma carta com o número 3, uma com o número 7 e uma com o número 10, já são possíveis algumas possibilidades.
São elas: 3 + 7 = 10
10 - 3 = 7
10 - 7 = 3
7 + 3 = 10
A intenção aqui é fazer a criança trabalhar as possibilidades, fazendo com que o seu cérebro comece a associar os números e os resultados das equações.
A verdade é que quanto mais o aprendizado foi praticado de uma forma divertida, sem ser rígida demais ou com pouca criatividade, mais os pequenos se interessam e demonstram melhor aptidão para novos conhecimentos.