Inglês para crianças: 5 formas de estimular o ensino da língua
Sabia que ensinar inglês para crianças pode ser mais fácil do que para um adulto? Isso porque os pequenos têm muita facilidade para assimilar novas informações. Então, é interessante aproveitar essa habilidade natural para aprender um novo idioma.
Mas o ideal é que esse aprendizado aconteça de forma lúdica. Assim, a criança aprenderá a língua estrangeira de uma maneira divertida e natural, bem conectada ao dia a dia.
E essa tarefa não precisa ficar apenas a encargo da escola. Os pais também podem ajudar, e existem várias formas de fazer isso. Continue lendo para descobrir como inserir o inglês na vida das crianças.
Qual a importância de ensinar inglês para crianças?
Há poucas décadas, aprender inglês era um diferencial. Hoje, praticamente, tornou-se uma necessidade. Esse idioma é considerado universal, já que ele é falado em todos os cantos do planeta.
Saber se comunicar em inglês é muito importante tanto para a vida pessoal quanto profissional. Afinal, muitos conteúdos e informações chegam até nós em inglês, e precisamos saber como interpretar para acompanhar, por exemplo, uma notícia ou até mesmo ler um manual.
Na vida profissional, saber se comunicar bem em inglês é indispensável porque o mundo dos negócios gira em torno desse idioma. Assim, se oferecermos aulas de inglês para crianças desde cedo, elas começam a ter um contato precoce com a língua estrangeira, que se torna parte da sua formação.
Quais os benefícios de ensinar inglês para crianças?
Você já viu que ensinar inglês para crianças fará toda a diferença no futuro delas. Mas por que iniciar tão cedo? Não seria melhor esperar o pequeno crescer um pouco mais para ter contato com o idioma? A resposta é não.
É verdade que uma pessoa consegue aprender um novo idioma em qualquer fase da vida, mas esse aprendizado acontece de uma forma muito mais fácil durante a infância. Isso porque é nos primeiros anos de sua vida que o ser humano desenvolve a habilidade da linguagem para conseguir se comunicar.
Quando permitimos que a criança tenha contato com o inglês durante esses primeiros anos, ela cria novas conexões neurais e adquire a habilidade com um novo idioma de uma forma mais natural, fazendo com que ele seja a parte da sua linguagem e forma de se expressar.
Além disso, ensinar o inglês para crianças desde cedo favorece outras habilidades e funções cognitivas. Ou seja, influencia em toda a sua capacidade de aprendizado e raciocínio devido a essas conexões neurais criadas.
Quais são as 5 principais formas de estimular o inglês para crianças?
Os pais podem inserir esse novo idioma na vida dos seus filhos com diversas atividades de inglês para crianças.
Dessa forma, fugimos ao ensino tradicional fazendo com que a aquisição desse conhecimento seja lúdica e, por isso, mais interessante e atrativa aos pequenos.
A seguir, listamos sugestões para você descobrir como ensinar inglês para crianças de um jeito divertido e eficaz.
1. Jogos em inglês para crianças
Jogos são excelentes atividades de inglês para crianças porque elas, naturalmente, gostam desse tipo de entretenimento. O segredo nesse caso é, em vez de optar pelos games em Língua Portuguesa, preferir aqueles em língua inglesa.
Dessa forma, a criança terá que entender a proposta do jogo por meio de palavras em inglês e, assim, começará a se familiarizar com termos desse contexto.
Mas também existem os jogos específicos para ensinar inglês para crianças. Aqui, vale pensar em jogos online via aplicativo, por exemplo, e em jogos de tabuleiro.
Eles trazem várias atividades para os pequenos cumprirem e, com isso, elas vão ganhando pontos, recompensas e passando as fases ao mesmo tempo em que aprendem.
Algumas opções nesse sentido são:
-
LingoKids: um aplicativo que oferece atividades interativas e divertidas para ensinar inglês às crianças feito pela Oxford University Press, perfeito para aquelas na faixa etária de 2-8 anos;
-
Fun English: um aplicativo com jogos e atividades para ajudar as crianças a aprender vocabulário, gramática e pronúncia em inglês, offline e sem anúncios, feito por professores e peritos em educação;
-
Starfall: um site com jogos e atividades interativas para ensinar inglês a crianças, especialmente aquelas que estão começando a aprender a ler.
No caso de outros tipos de jogos, boas opções são:
-
Scrabble Junior: uma versão simplificada do popular jogo Scrabble, adaptada para crianças que estão aprendendo a ler e escrever. Elas podem formar palavras em inglês e praticar suas habilidades de ortografia.
-
Guess Who?: Um jogo de adivinhação em que as crianças fazem perguntas em inglês para descobrir qual personagem seu oponente escolheu. Isso ajuda a praticar habilidades de compreensão e comunicação oral.
-
Pictionary Junior: uma versão infantil do popular jogo Pictionary, onde as crianças desenham e adivinham palavras em inglês. Este jogo incentiva a prática de vocabulário e comunicação.
2. Música em inglês
Outra forma bem divertida de ensinar inglês para crianças é por meio da música. Essa é uma boa alternativa para o pequeno treinar a pronúncia das palavras escutando o modo como elas são faladas para que possam reproduzir aqueles sons.
Porém, em vez de você colocar apenas o áudio para os pequenos, é interessante buscar vídeos para que eles possam acompanhar personagens ou outras imagens ao mesmo tempo em que estão escutando a música. Pense em músicas de filmes infantis clássicos, por exemplo, como as canções da Disney.
3. Desenhos em inglês
Quem diria que esses programas de entretenimento também podem ser excelentes aulas de inglês para crianças? Em vez de elas simplesmente passarem o tempo em frente à televisão, podem estar aprendendo.
Assim como acontece com os jogos, os pequenos gostam de acompanhar histórias e os seus personagens favoritos. É válido escolher esse tipo de conteúdo em língua inglesa para que eles possam escutar a pronúncia das palavras no idioma estrangeiro.
Logo, busque no YouTube a versão em inglês dos desenhos aos quais as crianças adoram assistir. Algumas opções são:
-
Gravity Falls;
-
Peppa Pig;
-
Paw Patrol;
-
Teen Titans Go!;
-
DuckTales;
-
SpongeBob SquarePants.
Você também pode habilitar as legendas, porque assim a criança terá contato tanto com a pronúncia quanto com a escrita, favorecendo desde cedo a compreensão e o domínio do idioma nesses dois meios diferentes.
4. Cursos de inglês para crianças
Também existe o curso de inglês para criança, que traz uma metodologia de ensino desenvolvida de forma específica para o modo como os pequenos raciocinam e aprendem. Ou seja, a maneira como o conhecimento é transmitido é diferente das aulas pensadas para os adultos.
Você pode escolher um curso de inglês para crianças que possa ser feito em casa. Assim, é possível acompanhar a evolução do pequeno e estudar nos momentos mais apropriados, sem falar de toda a comodidade que o ensino a distância oferece.
Contudo, o curso de inglês para criança na modalidade presencial é muito interessante e mais completo porque o pequeno tem a oportunidade de socializar com outros da mesma idade. Ele pode treinar a conversação em inglês e ainda realizar atividades em sala para aprender de uma forma dinâmica e interativa.
5. Livros e quadrinhos em inglês
Os materiais impressos são uma ótima alternativa para propor atividades de inglês para crianças com o objetivo de manter contato com a língua escrita. Elas têm a oportunidade de treinar a leitura e ver como as palavras são compostas para adquirir essa habilidade.
Além disso, os livros trazem as frases completas, os termos e as expressões utilizados na prática, e a maneira como se compõe um texto em inglês. Tudo isso é fundamental para que os pequenos saibam se comunicar na forma escrita do idioma e para que aprendam a interpretar os textos. Veja algumas ideias:
-
Calvin and Hobbes;
-
Mega Princess;
-
Tiny Titans;
-
Hilda and the troll;
-
Smile: A Graphic Novel.
Viu só como ensinar inglês para crianças pode ser mais fácil do que você imaginava? São várias opções de atividades, então, é possível escolher mais de uma para oferecer uma experiência completa ao pequeno, garantindo um aprendizado divertido e interessante.
Comece ainda hoje a estimular o seu filho a aprender inglês. Conheça o curso oferecido pela Ensina Mais e garanta uma vaga para seu filho!