Pais com "medo" de matemática podem transmitir as dificuldades ao filho
Seu filho pede ajuda para fazer a lição de casa de matemática e vem logo um filme à sua mente: cadernos, contas, números, provas com notas vermelhas e broncas da professora e dos seus pais? Calma. É preciso respirar e pensar duas vezes antes de demonstrar essa reação, para que a criança não passe pelos mesmos problemas e crie uma resistência à disciplina.

Em um estudo realizado na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, cientistas analisaram o comportamento de 438 crianças cursando a primeira e a segunda série do ensino fundamental e o dos pais delas, que também responderam um questionário. Os pesquisadores concluíram que, quando os adultos têm aquele medo, aquela tensão, aquela ansiedade só de ouvir falar em matemática, existe uma tendência de que os filhos herdem essa característica e aprendam menos, mas isso só acontece quando os pais ajudam frequentemente na lição de casa.

Como ajudar sem transmitir medo na hora do dever de casa?
O fato de o seu desempenho ou o seu sentimento em relação à matemática não serem dos melhores não significa que seu filho necessariamente se recusará a aprender a matéria ou que não conseguirá se sair bem no aprendizado. Ninguém sabe tudo e talvez esta seja uma boa oportunidade de você mostrar isso às crianças.

Quando surge alguma dúvida que você não sabe responder, tente encontrar a resposta junto com a criança e, se não for possível, diga que quando estava na escola e não entendia, perguntava ao professor quantas vezes fosse necessário, orientando a criança a fazer o mesmo.

Não é só a matemática
O estudo foi focado na matemática, mas, de acordo com especialistas na área, essa possibilidade de transmitir a tensão se estende a outras disciplinas. Pode acontecer com geografia, literatura, história ou qualquer outro assunto. É claro que isso não quer dizer que se os pais tiveram dificuldades, as crianças terão também.

Com informações da Revista Crescer