Quais são os impactos do celular para crianças?

Muitos país veem o celular como um espace, criança chorando? É só colocar uma animação no celular e deixar ela se entreter até passar o choro. Mas esse “até passar o choro” é quanto tempo? O problema não é entreter a criança com um desenho, mas sim deixar ela horas em frente a uma tela digital.

Um estudo realizado pela Karpesky em 2020, analisou o uso de smartphones por crianças e adolescentes em seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Foi constatado que 49% das crianças brasileiras usam um dispositivo conectado, seja tablet ou smartphone, pela primeira vez antes de completar seis anos de idade, sendo que 73% delas ganham seu primeiro celular ou tablet antes de completar 10 anos.

Em relação ao uso, 69% das crianças brasileiras usam para se divertir, 33% utilizam para estudar e 9% usam para se comunicar com outras pessoas.

Esses dados mostram que mais da metade da população oferecem celular para as crianças antes mesmo delas completarem 10 anos. Confira os impactos que esses equipamentos podem causar na vida do seu filho. 

Dificuldade em socializar 

A criança quando passa muito tempo no celular desenvolve uma resistência ao enfrentar a realidade. É comum os pequenos estarem em um ambiente com primos e amigos e automaticamente se tornarem crianças introspectivas e sem habilidades de socialização. Isso ocorre devido à alta exposição a telas, afetando diretamente o mundo real, fomentando as crianças a apresentarem dificuldade para se comunicar, ou até mesmo não sentir vontade de interagir com outras pessoas.

 

Exposição a conteúdo inadequado 

Os pais devem ficar muito atentos a grande exposição de conteúdo inadequado que afeta diretamente crianças e jovens. É muito fácil uma criança que assiste um canal especifico no Youtube se interessar por um conteúdo que não se adequa a sua idade. 

Somente 50% dos pais verificam o histórico ou o registro de atividades realizadas por seu filho na internet. Sendo assim, todos estão vulneráveis a uma série de assuntos inapropriados, conheça quais são eles: 

  • Conteúdo adulto; 
  • Dietas malucas;
  • Comentários maldosos;
  • Relacionamento com pessoas desconhecidas;
  • Agressão online.

 

Uma criança jamais terá maturidade para lidar com esses tipos de situações, por isso, é muito importante a fiscalização dos pais, e até recomendado o uso de ferramentas para restringir acesso a determinados sites de acordo com a idade de cada criança. 

 

Queda no rendimento escolar 

A falta de concentração é afetada através do uso do celular, se para os adultos já é um empecilho muito grande, imagina para as crianças que são mais vulneráveis as ferramentas sociais. É muito simples ao invés de estudar pegar o celular e ficar horas vendo vídeo no Tik Tok, afinal é puro entretenimento. Neste caso os pais devem ser mais rigorosos e não deixar o celular atrapalhar os estudos, uma maneira de fazer isso de forma educativa é usar essa tecnologia em pró dos estudos, encontrar aplicativos e vídeos voltados para a educação, fortalecendo assim o aprendizado de forma educativa e divertida.   

 

Agressividade e insônia 

A dependência dos jogos e vídeos online potencializa um excesso de agressividade e insônia nos jovens, isso acontece porque a luz do celular inibe a produção de melatonina, afetando diretamente o sono. A insônia faz com que as crianças fiquem irritadas, nervosas e impacientes. Restrinja o uso de telas na parte da noite, assim o seu filho terá um sono tranquilo.

 

Desenvolver o uso saudável é importante 

Pode parecer que o celular é um inimigo das crianças, mas não é bem assim, se usar esta ferramenta de forma saudável verá que ela pode ser uma grande aliada na educação de seu filho. Por isso esteja sempre atento e crie um habito saudável de uso através dessas simples atividades: 

  • Estabeleça limites;
  • Monitore o uso;
  • Permita o uso em momentos lúdicos; 
  • Evite usar o celular perto de crianças. 

 

Gostou desse conteúdo? No blog da Ensina Mais você tem acesso a muitas informações sobre cursos, mercado de trabalho e ofertas de empregos. Conheça todos os cursos que a Ensina Mais tem para te oferecer, acesse já!