Como o apoio escolar pode ser solução para a dificuldade nos estudos do seu filho?
Boa estrutura escolar, incentivo da família, estudo e muitas notas vermelhas? Apesar de esse cenário soar um pouco estranho, muitas crianças apresentam dificuldades em diversas etapas do aprendizado ao longo da vivência escolar. É natural que diante dos contratempos uma nova rede de apoio além da comunidade escolar seja procurada. O reforço escolar pode ser uma solução interessante, uma vez que proporciona uma nova oportunidade para que a criança aprimore seus conhecimentos e entenda suas dúvidas, lidando com as dificuldades de uma maneira saudável e produtiva.
Um empurrãozinho a mais
Diferente do que se imagina, o apoio escolar não tem o objetivo de substituir o processo de aprendizagem das escolas tradicionais. A ideia é que essas aulas extras atuem como uma ajudinha ao ensino, auxiliando na revisão e fixação de conceitos previamente aprendidos.
Além disso, o reforço pode ainda se configurar como um novo método de abordagem para os conteúdos, oferecendo outros olhares e permitindo a aprendizagem com o uso de outras linguagens. As turmas menores também garantem maior proximidade entre aluno e professor, facilitando o estudo em uma atmosfera diferente e com mais incentivo.
Formação mais completa
O acesso às aulas de apoio escolar pode maximizar o aprendizado, tornando-se uma janela para um melhor desenvolvimento cognitivo da criança. Esse tipo de abordagem se faz extremamente interessante ao longo do processo de alfabetização, já corrigindo falhas e solucionando dúvidas.
Com esse pensamento a longo prazo, o reforço escolar garante uma formação futura ainda mais abrangente, resultado de uma base completa de conhecimentos adquiridos ainda nos primeiros anos escolares. A metodologia utilizada garante um acompanhamento focado no aluno e nas suas necessidades, auxiliando o pequeno a desenvolver ainda mais sua atenção e resiliência.
Facilidades x dificuldades
Assim como os adultos, as crianças já expressam desde cedo os conhecimentos com os quais possuem maior afinidade. Alguns têm mais interesse pelo raciocínio lógico, enquanto outros desenvolvem melhor ideias verbais ou possuem maior rendimento em disciplinas que exigem desempenho físico, por exemplo. Essas predileções podem, no entanto, resultar em um esforço maior ou menor em determinadas matérias.
Ao apoio escolar cabe não só auxiliar com dúvidas, mas também quebrar a resistência natural que a criança pode desenvolver aos números ou palavras. Preencher tais lacunas resulta em maior incentivo, principalmente quando os pais colaboram e ressaltam a importância que os diversos conhecimentos têm na vida adulta.
Cuidado com a superproteção
Acompanhar o desempenho dos pequenos na escola eas tarefas de casa concluídas, ou auxiliá-los a se organizar para a próxima prova é muito importante. No entanto, resolver as atividades por eles ou mesmo superprotegê-los pode não ser a melhor saída. O reforço escolar permite que os pais incentivem a autonomia de seus filhos, deixando-os aos cuidados de profissionais qualificados para ajudar com as lições e estudos de maneira pedagogicamente correta. Vale ressaltar que, mesmo em aulas de reforço, o incentivo dos pais aos estudos é imprescindível.
Atenção à origem da dificuldade
É necessário estar atento principalmente às situações adversas que causam transtornos no aprendizado. Seria estresse ou apenas questões relacionadas ao ritmo das aulas na escola? Nesses casos, o apoio escolar e a presença dos pais pode auxiliar a solucionar as dificuldades. No entanto, caso as situações persistam, é interessante atentar aos fatores biológicos, como dislexia, autismo ou TDAH. Por isso, mantenha um canal de comunicação saudável com a instituição de ensino, sempre questionando sobre o desempenho do seu filho e seus comportamentos em sala, procurando os profissionais indicados caso exista a necessidade.
Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!
A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!