Ensinando gênero textual no ensino infantil
A infância é a fase em que descobrimos o mundo e tudo que o envolve – e é a melhor época também para o aprendizado!
Nas escolas, sabemos que as disciplinas são trabalhadas de forma abrangente e massiva, garantindo que as crianças tenham o conhecimento necessário para irem avançando (subindo série).
E no meio desses aprendizados, os pequenos se deparam com diferentes gêneros textuais, desde os recadinhos das professoras até as provas!
Por isso, é importante que as crianças entendam os gêneros textuais e consigam diferenciá-los.
No artigo de hoje, vamos falar sobre alguns deles e como é possível ensiná-los às crianças de forma lúdica e divertida.
Quais são os principais gêneros textuais aprendidos na infância
Seja nos livros didáticos ou nas dinâmicas em sala de aula, os gêneros textuais são bem trabalhados por vários motivos:
• Incentivam o pensamento crítico;
• Entretêm as crianças por meio de histórias divertidas;
• Melhoram as habilidades de leitura e interpretação de texto;
• Geram mais interação entre colegas de sala e entre alunos e professores/tutores.
São diversos os benefícios dos diferentes gêneros textuais para o aprendizado das crianças. Chegou a hora de conhecer cada um deles:
Fábula
As fábulas são muito utilizadas e apresentadas às crianças desde cedo. Este gênero textual costuma ser composto por histórias curtinhas, com muita fantasia e entretenimento em cada narrativa.
Contos
Temos também os contos, que podem ser histórias mais rápidas e que envolvem um conflito que precisa ser resolvido.
As crianças gostam de ouvir histórias que prendam a atenção e as façam esperar alguma reviravolta!
Crônica
Nas crônicas, as histórias e o desenvolvimento da trama também costumam ser bem dinâmicos, com temas relacionados à realidade, à vida real, com uma linguagem bem simples e poucos personagens.
Lendas e mitos
Há também as lendas/mitos, que envolvem histórias mais sobrenaturais ou misteriosas, misturando fatos reais e o imaginário por meio de fantasia e histórias mirabolantes.
Esse gênero textual também costuma ser muito explorado com o folclore brasileiro, com a lenda da Mula Sem-cabeça e do Saci-Pererê.
Romance
Já o romance é caracterizado pela presença de vários personagens, um enredo mais denso e uma narrativa mais longa, com começo, meio e fim bem desenvolvidos.
Geralmente mais trabalhado com o público infantojuvenil, o romance costuma ter grandes aventuras, situações sem um fechamento rápido e um desenrolar muito envolvente, despertando a criatividade e a imaginação do leitor.
Não podemos deixar de mencionar que até mesmo a lista de compras do supermercado, por exemplo, se enquadra no gênero textual de lista, em que você escreve itens e/ou tópicos, um seguido do outro.
E os recadinhos dos professores se classificam como gênero textual de cartas. Legal, não é?
A importância dos gêneros textuais na educação infantil
Enquanto ainda são pequenas, as crianças conseguem, por meio dos variados gêneros infantis, explorar os sentidos e a imaginação, compreendendo melhor a linguagem à sua volta e experienciando contextos diferentes de sua própria vida.
E desenvolver o interesse dos alunos pela leitura pode ser um desafio para os docentes, principalmente com tanta expansão digital atualmente.
E os textos narrativos voltados para a infância costumam ter ilustrações e desenhos, prendendo ainda mais a atenção das crianças.
Quando estão focadas, elas conseguem ouvir melhor e prestar bastante atenção, sem "perder o fio da meada".
A verdade é que a leitura é muito positiva para todas as idades, mas principalmente para as crianças, que precisam desenvolver as habilidades cognitivas e aprimorar suas formas de comunicação.
O ideal é que os docentes analisem os alunos e encontrem a melhor forma de trabalhar os gêneros textuais, assim como os pais devem incentivar a leitura de gêneros variados!