Habilidades socioemocionais: importância e como desenvolvê-las
Você sabe o que são habilidades socioemocionais? Elas contribuem para vivermos bem em sociedade, por meio do controle de nossas emoções. Aqui, você vai conhecer esse conceito e entender por que ele é tão importante para o desenvolvimento do seu filho.
Vamos abordar o que são habilidades socioemocionais, porque elas são indispensáveis para a educação, os principais tipos e como você pode ajudar seus filhos a desenvolvê-las. Vamos lá!
O que são habilidades socioemocionais?
As habilidades, ou competências, socioemocionais representam o modo como lidamos com as emoções, sendo as nossas ou de outras pessoas. São elas que definem a forma como alguém interage com outros indivíduos.
Estamos falando de um conjunto de habilidades e características associadas ao autodesenvolvimento, que influenciam a capacidade de manter relações saudáveis com outras pessoas. Por isso, essas competências são essenciais para a vida em sociedade, mas também ajudam a lidar e a compreender o próprio ser.
Qual é a importância das habilidades socioemocionais na educação?
As habilidades socioemocionais estão conectadas à educação, por isso devem ser trabalhadas não só em casa, mas também na escola. Pensando nisso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu essas competências como essenciais para o desenvolvimento do cidadão.
As habilidades socioemocionais estão presentes nas competências gerais da BNCC. Portanto, as escolas, obrigatoriamente, devem contemplá-las em seus currículos, trabalhando cada ponto em seus alunos.
Quais são as principais habilidades socioemocionais?
Para compreender melhor a importância dessas habilidades e de estimular o socioemocional, é preciso saber primeiro quais são as competências socioemocionais. Confira a seguir!
Autoestima
A autoestima é a visão sobre o próprio ser. É a capacidade de valorizar a si próprio e às suas conquistas. Ela influencia o modo como agimos, pensamos, falamos e, principalmente, sentimos.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento de uma pessoa. É por meio dele que você consegue definir objetivos e metas para a sua vida. Além disso, essa habilidade influencia a capacidade de tomar boas decisões para si, ao conhecer e respeitar os próprios limites.
Autonomia
A autonomia é a capacidade de fazermos as coisas sozinhos, de nos autogerenciar. É a partir dela que você entende as suas responsabilidades e trabalha em cima disso, cuidando da própria vida.
Confiança
A confiança está relacionada com a boa autoestima. É entender do que você é capaz e saber que consegue superar os obstáculos que podem aparecer, alcançando os objetivos pessoais.
Empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Ela é essencial para a vida em sociedade. Ter essa habilidade ajuda a tomar decisões responsáveis, pensando em como isso pode afetar não somente a si, mas a outras pessoas. É não prejudicar o próximo pelo bem próprio.
Respeito
É essencial entender que existem pessoas e seres diferentes, sabendo respeitar cada um deles. Além disso, respeito não é só com os outros, mas também saber respeitar a si, seus limites e suas capacidades.
Inteligência emocional
Inteligência emocional é a capacidade de identificar emoções e, a partir disso, lidar com elas. Essa habilidade é essencial para o controle emocional e para evitar explosões de sentimentos, que podem prejudicar a vida de um indivíduo.
Autocrítica
A autocrítica é a capacidade de identificar seus pontos fortes e fracos, sabendo se desenvolver nesse sentido. É conseguir lidar com suas fraquezas e não se frustrar, mas melhorar.
Paciência
Todo mundo passa por momentos difíceis e estressantes durante a vida. Ter paciência é de extrema importância para o convívio social e para não se ferir emocionalmente.
Responsabilidade
Responsabilidade é a capacidade de lidar com as próprias obrigações. Entender quais são seus deveres e, assim, cuidar deles. Essa é uma habilidade muito importante não só no pessoal, mas na vida profissional e acadêmica de uma pessoa.
Criatividade
Criatividade é a capacidade de criar ideias originais. É o poder de ver o mundo de diferentes maneiras. Essa habilidade socioemocional é muito relevante nas relações humanas, estimulando o desenvolvimento pessoal e a evolução de si e de outras pessoas.
Como ajudar os jovens a desenvolver essas habilidades?
Pensando em toda a importância das habilidades socioemocionais, saber como desenvolver essas competências nos filhos se torna indispensável. A partir disso, separamos algumas dicas que podem ajudar os pais nessa missão. Confira as principais técnicas!
Promova o contato com as artes
A expressão artística é uma ótima forma de desenvolver diversas habilidades socioemocionais, como a empatia, o controle emocional e a criatividade. Por isso, atividades como leitura, música, teatro, dança e pintura são essenciais para ajudar seu filho a se desenvolver.
Incentive a exploração de novas atividades
Explorar o diferente é sempre uma ótima maneira de crescer. Por isso, permita e incentive seu filho a realizar atividades diversificadas. Conhecer novas pessoas, novos lugares, novas habilidades em si.
Elogie suas atitudes
Seu filho precisa saber que todo o esforço que ele está fazendo vale a pena e que você valoriza isso. Então, sempre que ver ele tomando boas decisões, elogie e mostre que você se orgulha das atitudes dele. O elogio vindo dos pais ajuda muito a trabalhar a confiança, a autoestima e o autoconhecimento.
Priorize o diálogo
O diálogo é essencial em toda a vida humana. Pensando nisso, os pais devem incentivar o jovem e mostrar como fazer. A ideia é conversar, em vez de brigar, e ensinar seus filhos a fazer o mesmo. Toda essa relação ajudará a desenvolver o autoconhecimento, o respeito e a empatia na criança.
Invista em terapia
Essa é uma das melhores formas de trabalhar as emoções e o autoconhecimento. Afinal, a terapia é feita para isso. Sem falar que ela também ajuda na prevenção de problemas emocionais e a lidar com eles quando aparecem.
Escolha uma boa escola
A escola está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, por isso escolher uma boa instituição é fundamental. Avalie o que a escola pensa sobre essas competências, como ela trabalha esse ensino no dia a dia e de que forma se comunica com os pais sobre isso.
Entendeu o que são habilidades socioemocionais e por que elas são tão importantes para os seus filhos? Essas competências são essenciais para vivermos em sociedade e vão ajudar a criança a ter uma vida melhor, com maior qualidade no futuro.
Gostou do artigo? Ajude seu filho a desenvolver as habilidades socioemocionais com profissionais qualificados na Ensina Mais - Turma da Mônica. Aproveite e agende uma aula experimental aqui!