Qual a diferença entre reforço e apoio escolar?

Os conceitos de reforço e de apoio escolar são muito parecidos e podem confundir muitos pais que não sabem ao certo qual o melhor para os filhos. Além dessa proximidade, há alguns detalhes que diferenciam os dois tipos de curso, e é isso que te mostraremos nos itens a seguir!

O que é reforço escolar?

O reforço escolar está muito relacionado com o ato de ensinar algum conteúdo ao estudante com dificuldades. É um conceito com um significado muito amplo, que pode denotar o complemento de algumas matérias oferecido pela escola, ou o contrato de aulas providenciais com professores particulares, por exemplo.

Frequentemente, funcionam como aulas cujo objetivo é ajudar o aluno aprender alguma matéria, principalmente para melhorar as notas na escola ou se sair bem em alguma prova, por exemplo. Por isso, é muito comum que os pais busquem o reforço escolar quando as crianças já apresentam algum problema de aprendizado e precisam ter um resultado rápido na pontuação média.

Portanto, o reforço escolar pode muito bem ser visto como uma medida paliativa, que ajuda o estudante a aprender determinado conteúdo com um certo objetivo.

O que é o apoio escolar?

O conceito de apoio escolar já traz consigo a proposta de um acompanhamento mais duradouro do aluno, procurando realizar análises psicopedagógicas que apontem com clareza as principais dificuldades de aprendizado enfrentadas pela criança ou o adolescente. A partir disso, é possível montar uma rotina de estudos que seja capaz de abranger todo o conteúdo que precisa ser estudado.

As aulas são personalizadas e os temas ensinados se adaptam totalmente às necessidades do aluno. O objetivo é que o estudante revise o conteúdo quantas vezes for necessário até que ele aprenda, cabendo ao professor auxiliá-lo com propostas didáticas e interativas.

O planejamento proposto por um curso de apoio escolar se concentra na evolução a longo prazo. Por isso, muito além de transmitir o conteúdo, a ideia é ensinar o aluno a aprender. A proposta de acolher uma criança muitas vezes desanimada com as baixas notas ajuda a dar a eles mais confiança, mostrando que é possível melhorar e alcançar os objetivos de aprendizado.

Qual escolher?

Em primeiro lugar é preciso entender as necessidades do estudante. Se o objetivo for aprender um conteúdo específico para uma prova ou para um teste, vale a pena investir no reforço escolar com professores particulares, por exemplo.

Se a prioridade for ajudar a criança a evoluir no aprendizado a longo prazo, o ideal é investir em um curso de apoio escolar. Nessas instituições de ensino, os alunos terão um acompanhamento personalizado com professores e instrutores pedagógicos.

Além disso, um curso de apoio escolar não é voltado apenas para os alunos com dificuldades no aprendizado. A metodologia de ensino trabalha com a expansão do potencial da criança, que consegue desenvolver muitas habilidades de matemática e interpretação de texto, por exemplo.

Quer saber mais sobre o curso de apoio escolar da Ensina Mais Turma da Mônica? Então veja a entrevista com duas coordenadoras pedagógicas da escola:

Como funcionam as aulas na Ensina Mais Turma da Mônica?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!



banner passa tempo