4 dicas para acompanhar o desenvolvimento escolar das crianças de perto

O interesse dos pais na vida escolar do seu filho é essencial para um desenvolvimento saudável. Pesquisas comprovam que famílias engajadas fazem toda a diferença no processo de aprendizagem, já que a criança se sente mais motivada e tem sua autoestima elevada ao perceber que os pais se interessam por suas novas vivências do dia a dia escolar. Aqui, nós listamos quatro dicas para que você acompanhe esse processo de perto. Confira.

Incentive as interações sociais e pergunte sobre seu dia a dia

A escola proporciona um ambiente recheado de novas experiências para as crianças. Nesse sentido, o incentivo e a presença dos pais contribui diretamente para a manifestação do comportamento cooperativo no pequeno, estimulando a criação de novos laços e inserindo a criança em um contexto social.

Portanto, perguntar sobre a rotina escolar do seu filho irá incentivá-lo a experimentar atividades e a fazer novos amigos! Você pode perguntar como foi o seu dia, qual foi a sua atividade favorita, quais foram as matérias ou mesmo com quem ele brincou na hora do recreio. A demonstração de interesse irá despertar o desejo do pequeno de compartilhar suas experiências do dia com você, o que irá aproximá-lo dele e permitir que você saiba sobre suas dificuldades, desafios e novos amigos.

Estimule a curiosidade do seu filho

Lares democráticos e preocupados com a exploração e a experimentação também trazem benefícios para o processo de aprendizagem escolar. Quando a família proporciona o contato com novas ideias de maneira saudável, a criança desenvolve a autoconfiança e se sente disposta a aprender.

Dessa forma, é extremamente benéfico proporcionar passeios culturais, como visitas a museus e  a pontos históricos interessantes da cidade, bem como assistir a filmes e documentários que tenham relação com o conteúdo que é aprendido em sala de aula. Use a criatividade e procure maneiras de trazer dinamismo à rotina do seu filho, complementando seu aprendizado e incentivando-o a questionar.

Envolva-se com os trabalhos e atividades para casa

A lição de casa é a principal oportunidade para que os pais estejam presentes na vida escolar do seu filho.,  No entanto, é necessário cuidado para que a atitude não seja negativa. É essencial esclarecer para o pequeno que as atividades para casa são sua responsabilidade, ajudando-o a compreender como conquistar cada vez mais autonomia nesse momento.

É importante acompanhar a agenda do pequeno e perguntar se há lição de casa e como está o calendário de provas, além de ajudá-lo a estabelecer uma rotina de estudos e definir horários. Também é interessante valorizar o momento de aprendizado em casa preparando um cantinho tranquilo e adequado para que o seu filho possa realizar as atividades sem grandes distrações.

Seja parceiro da instituição de ensino

Acompanhar o desenvolvimento escolar do seu filho de perto também envolve o ambiente escolar. É muito importante apoiá-lo em casa e promover um ambiente saudável para os estudos, mas é igualmente necessário estar atento às dinâmicas escolares e ser parceiro da instituição de ensino!

Conheça os professores que seu filho terá ao longo do ano letivo, bem como a coordenação pedagógica. É fundamental comparecer às reuniões de pais para acompanhar de maneira mais palpável o  desenvolvimento da criança, entendendo quais são suas dificuldades e como você e a escola podem auxiliá-la na superação desses desafios. Envolver-se com os projetos também pode ser um diferencial, já que você e o pequeno poderão participar das dinâmicas culturais promovidas pela instituição.

A participação da família é fundamental para um processo de aprendizagem saudável e divertido! Portanto, não deixe de acompanhar o pequeno, incentivando-o a desenvolver sua autonomia e fazer novas descobertas.

Aproveite a visita ao nosso blog e confira também outras dicas para estimular o crescimento do seu filho(a):

7 atitudes para estimular a autoconfiança das crianças

Quem precisa de um curso de apoio escolar?

Entenda a importância de dar autonomia para as crianças

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!