Como deve ser a aula de informática para crianças

As aulas de informática para crianças são tão importantes quanto às de Português e de Matemática. Novas tecnologias já fazem parte do nosso dia a dia, e é essencial que as crianças aprendam, desde cedo, a manuseá-las muito bem.

Deixar os computadores à disposição dos pequenos sem que haja um roteiro de aula a ser seguido não é a melhor opção. Por isso, é importante que os professores saibam como chamar a atenção dos alunos, apresentando a tecnologia de maneira interessante para cada faixa etária. A primeira dica aos professores de informática para crianças é, portanto, sempre adaptar a linguagem a fim de que a comunicação com os estudantes seja eficaz.

Mostrar paixão por tecnologia é também recomendável, assim como organizar sessões de cinema que tenham, como foco, a tecnologia. Trabalhos extraclasses também podem ser solicitados para seja possível acompanhar o aprendizado dos alunos.

Outra dica interessante é deixar os jogos para o final das aulas ou premiar os alunos que foram aplicados na aula com alguns minutos de diversão. Assim, o professor estará proporcionando lazer aos alunos e, ao mesmo tempo, valorizando os conteúdos que devem ser aprendidos.

Quais conteúdos ensinar?

Quanto mais variado for o conteúdo ensinado, mais interessante será a aula de informática para crianças. Por isso, o ideal é que os professores não se prendam apenas aos softwares mais básicos, como o Word, Exel, PowerPoint e Access. Alguns softwares livres, disponíveis para download na internet, podem ser apresentados nas aulas.

Se os alunos ainda não foram alfabetizados, o ideal é deixá-los mexer nas peças dos computadores à vontade. Os pequeninos se sentirão bastante empolgados! Os softwares mais básicos podem ser apresentados aos alunos, que facilmente decorarão as funções dos botões, associando-as às cores e figuras.

Os sites a seguir podem ser acessados pelos alunos no final de cada aula. É diversão na certa!

Senninha

SamartKids

Discovery Kids

Danoninho

Lego Virtual

Fonte: raphamaster/blog