O que é preciso saber para criar um robô?

Um robô pode ser definido como um sistema autônomo capaz de realizar funções por conta própria. Uma máquina de uma fábrica que fecha uma embalagem sozinha é um robô; os personagens famosos de Star Wars também!

Muito além da forma humanoide dos desenhos, os robôs estão presentes no nosso dia a dia de outras formas, realizando funções diversas, e não apenas em grandes empresas. Dentro de casa é possível criar pequenos sistemas autônomos. Para isso, é preciso:

Estudar bastante

Para aprender a montar seus primeiros robozinhos, é preciso estudar alguns temas, como:

Física e química

O robô pode contar com uma parte mecânica, constituída de braços, rodinhas ou qualquer outra estrutura do tipo. Para que isso funcione corretamente, você precisa entender de movimento e conservação de energia. Como você trabalhará com uma série de componentes, como sensores, placas eletrônicas e pilhas, é fundamental conhecer as principais propriedades físicas e químicas dos mais diversos materiais, sabendo como cada peça se encaixa para transmitir energia e movimentar o seu sistema.

Programação

Quando se trata de sistemas autônomos e eletrônicos, as funções exercidas pelo robô devem ser programadas por softwares de computador. Assim você estudará as principais linguagens de programação, entendendo um pouco mais sobre escrita de códigos e algoritmos.

Robótica

Os estudos de robótica abrangem o aprendizado da programação e dos principais temas de física e química que são utilizados na criação de sistemas elétricos e eletrônicos. Além disso, um curso de robótica transmite os valores da cultura maker. Representada por grandes nomes, como Mark Zuckerberg, o pensamento maker defende que qualquer pessoa pode usar a criatividade para propor soluções para os mais diversos problemas do dia a dia.

Organização e planejamento

Você não irá montar um robô apenas chegando na sala e encaixando as peças! Em primeiro lugar, é preciso construir um projeto: fazer um desenho ou uma representação do formato do sistema e de todas as funções que ele irá realizar. Somente a partir daí você consegue selecionar os principais componentes que farão parte do seu robozinho.

Nesses momentos irá fazer diferença o seu conhecimento sobre os mais diversos itens a serem usados, como fios, conectores, placas eletrônicas, baterias, sensores, controladores de movimento, resistores e pilhas! Além disso, é preciso manusear com cuidado algumas ferramentas, como chave de fenda, chave Phillips ou pequenas lixas.

Todo esse trabalho não precisa ser feito sozinho! Nos estudos de robótica, é fundamental que os estudantes se dividam em grupos, nos quais cada um fica responsável por uma parte da produção. Também é essencial contar com a supervisão de alguém mais experiente, visto que você irá lidar com ferramentas e com componentes eletrônicos.

Botar a mão na massa

Após o planejamento e com a supervisão de alguém responsável, você já consegue começar a colocar as peças. Primeiro, construa a base do seu robô, que pode ser montada com a utilização de placas eletrônicas como o Arduíno - recurso fundamental no aprendizado da robótica.

Em sequência você coloca outros componentes mecânicos, elétricos ou químicos; tudo vai depender das funções que o robô realizará. O próximo passo é programar os comandos, utilizando todos os seus conhecimentos de linguagens de programação.

Os testes são importantes para corrigir os prováveis problemas. Nessas horas, é muito importante que você treine o raciocínio lógico para enxergar onde estão os errinhos e corrigi-los com assertividade e segurança. Com o tempo e os estudos de programação e robótica, você consegue desenvolver o pensamento nesse sentido!

Quer aprender tudo num lugar só? Então o curso de robótica da Ensina Mais Turma da Mônica é perfeito para você! Saiba mais:

Curso de robótica

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!