Para que serve o Arduino na robótica?

Uma plaquinha e inúmeras possibilidades! O Arduino é uma plataforma que, desde seu desenvolvimento, há pouco mais de 10 anos, trouxe o campo da robótica para perto não apenas dos estudantes, mas também dos artistas, curiosos e autodidatas no mundo dos códigos. A pequena plaquinha traz consigo a responsabilidade de transformar conhecimentos desta área em um campo acessível e produtivo, moldando sonhos e projetos, e inovando cada vez mais. Mas, apesar de seu sucesso, o que realmente é o Arduino e o que é possível fazer com ele? Nós respondemos essas e outras perguntas para você. Confira!

O que é o Arduino?

O Arduino é uma plataforma de prototipagem criada em 2005, na Itália, por Massimo Banzi, com o apoio de seus colaboradores David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. A placa foi idealizada com propostas educacionais e, por isso, tinha como objetivo aliar preço baixo, funcionalidade e facilidade para a programação, características que tornam o equipamento acessível para estudantes, projetistas, designers, artistas e até mesmo pessoas curiosas pelo universo da robótica.

Um de seus atributos mais interessantes é que o Arduino é uma plataforma eletrônica open-source, ou seja, ela pode ser facilmente montada, modificada, personalizada e programada. Ela é composta por um microcontrolador Atmel de 8 bits, além de pinos digitais e analógicos para entrada e saída que permitem a conexão com computadores e programas de IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado, em português) e uma entrada USB. Já em relação ao seu software, o Arduino utiliza as linguagens C e CC+ em seus códigos.

O que você pode fazer com o Arduino?

Com criatividade e dedicação, o Arduino oferece uma lista infinita de possibilidades, já que com o código adequado aos seus objetivos, é possível fazer a placa automatizar os mais diversos processos e objetos - de casas e automóveis até brinquedos e novas engenhocas. Vale ressaltar que as placas mais simples não apresentam muitos recursos de rede, mas quando combinadas com outras placas Arduino, aumentam sua funcionalidade e criam as extensões chamadas de shields.

Devido aos seus sensores, a plataforma também pode facilmente interagir com o ambiente e seus arredores, controlando luzes e motores, por exemplo. Os projetos desenvolvidos podem ser autônomos ou se comunicar diretamente com um computador para que realizem uma determinada tarefa.

Como essa plataforma é programada?

Como mencionamos, programar uma plataforma Arduino é, na verdade, extremamente simples! Para ativar suas inúmeras funcionalidades, basta conectá-la ao seu computador através da entrada USB e, na sequência, utilizar um programa IDE para escrever o código adequado aos objetivos do seu projeto. É interessante ressaltar que o site oficial do Arduino permite que você baixe o software gratuitamente, proporcionando o suporte necessário para que você programe, encontre eventuais erros em seu código e transfira todos os dados para a plataforma.

Onde eu posso comprar um Arduino?

É possível encontrar uma série de placas com diferentes características e componentes no mercado e na loja oficial da marca. Para decidir qual delas comprar, é necessário pesquisar suas características e compreender quais de suas especificidades são ideais e se encaixam com seus projetos ou estudos.

O Arduino é um instrumento muito produtivo e interessante para os apaixonados por robótica - independentemente de seus níveis de conhecimento. A plataforma permite um exercício divertido e prazeroso de conceitos importantes para o universo da programação e, por isso, conhecê-la pode ser uma excelente ideia! Se você e seu filho curtem fazer novas engenhocas, não deixe de conferir 5 experimentos caseiros para fazerem juntos, e aproveite a visita ao nosso blog para conhecer também os benefícios da robótica para as crianças.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!