Sinais que seu filho pode dar quando não está indo bem nas aulas

O ambiente escolar pode representar um lugar onde a criança se diverte, se encontra com os amigos e estuda de maneira sadia. Porém, o contrário também pode acontecer, e é preciso estar preparado para identificar alterações que mostram que seu filho não está indo bem nas aulas. Reunimos neste texto cinco sinais que podem mostrar que algo está errado.

Alteração na alimentação

O apetite da criança demonstra muito sobre o seu estado psicológico. Comer pouco pode sugerir que ela esteja com medo, receio ou infeliz. Também é importante ficar atento ao excesso de apetite, pois demonstra ansiedade. 

Mudanças no ritmo de sono

O sono também é um importante parâmetro para saber se algo está acontecendo com seu filho. Dificuldade para dormir no horário em que está habituado, insônia ou despertares durante a madrugada podem indicar medo e ansiedade. Por isso, se flagrar a criança acordada durante o período em que deveria estar dormindo, preste atenção e analise se é algo recorrente ou não.

Baixa autoestima

A criança que está passando por um período complicado na escola pode demonstrar baixa autoestima, dando sinais de desânimo, achando que não é capaz de fazer as tarefas de casa e se diminuindo em relação aos colegas. Muitas vezes isso pode acontecer perto de épocas de provas, período em que se exige demais dos alunos e a comparação de notas entre os colegas é frequente.

Indisposição frequente

É comum ver as crianças chorarem nos primeiros dias de aula, mas não confunda esse momento com a falta de interesse e tristeza que a criança pode demonstrar. Um choro incontrolável, momentos de silêncio e desânimo também são sinais de que algo precisa ser investigado pelos pais.

Mudança de comportamento

A agressividade da criança pode ser um sinal de que algo não está certo na escola, uma vez que pode ser o mecanismo de defesa agindo para evitar uma tristeza ou aborrecimento. Se os pais notarem algo nesse sentido, o contato com a escola é fundamental para que os professores possam ajudar a detectar a origem da mudança no padrão de comportamento.

Os sinais acima podem ser percebidos no dia a dia, apenas colocando um pouco mais de atenção nas atitudes das crianças. Caso seja constatado que a criança está enfrentando alguma dificuldade, converse com os diretores e professores na escola, tente entender a dinâmica do seu filho durante as aulas e nos momentos de descanso e, assim, resolver o problema.

Você pode acompanhar mais textos do nosso blog clicando nos links abaixo:

Dificuldade em aprender: como posso ajudar o meu filho?

6 coisas que não podem faltar no aprendizado das crianças

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!