Como divertir as crianças dentro de casa?

O período em que as crianças ficam em casa enquanto os pais estão trabalhando em home office é um momento que requer muita criatividade e paciência para entreter os pequenos. Por ter tempo livre, eles precisam gastar energia e não perder o pique de desenvolver habilidades. Por isso, para eles não ficarem entediados e para os pais os manterem ocupados, reunimos algumas atividades para que os pequenos se divirtam dentro de casa.

Piquenique

Que tal organizar um piquenique no café da manhã ou no lanche da tarde? Esse é um período que, mesmo com o trabalho, os pais podem ficar um pouco com as crianças. Na sala ou na cozinha, monte um espaço bem bonitinho e cheio de comidas gostosas e saudáveis para as crianças comerem. Aproveite para conversar com elas sobre o que elas gostam de fazer e busque ideias para novas atividades em casa.

Teatro

A sala da sua casa pode se transformar num palco para pequenas peças de teatro. É só pendurar um lençol de uma ponta até a outra para ser a cortina e usar a imaginação para inventar histórias ou fazer uma adaptação de alguma que já existe. As crianças vão usar a imaginação, desenvolver mais habilidades motoras e dar boas risadas. Seu filho pode organizar a apresentação durante o dia e, quando a família terminar o momento de trabalho, podem assistir à peça de teatro.

Maratona de filmes

Selecione alguns dos filmes favoritos dos seus filhos e separe um período para que eles façam uma maratona. Você pode organizar a sala com almofadas e um colchão, deixando o ambiente bem aconchegante, além de fazer pipoca para os pequenos.

Campeonato de dança

Monte uma playlist com as músicas favoritas dos seus filhos para animá-los durante o dia. Uma atividade com música, como montar coreografias, é um ótimo momento para eles se exercitarem e para treinarem a coordenação motora e a criatividade. Essa atividade pode durar o dia inteiro e, ao final dele, peça para eles apresentarem as coreografias. As crianças podem ver vídeos no YouTube ou jogar games de dança para se inspirarem.

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são ótimos para deixar as telas um pouco de lado e estimular o raciocínio. Separe alguns para as crianças se divertirem, como jogo da memória e quebra-cabeças, além de outros, que podem ser encontrados em lojas de brinquedos, ou até improvisados.

Desenhos e pinturas

A atividade manual também é uma ótima ideia para divertir as crianças! Elas podem pintar com tinta, com lápis ou com giz; em tela ou no papel; fazer dobraduras; e outras coisas que relaxam e divertem ao mesmo tempo. Permita que elas usem a imaginação e até mesmo que se sujem! Com essas atividades, a criança desenvolve habilidades importantes para o seu desenvolvimento, estimula a sua criatividade e, com certeza, vai se divertir tanto que nem vai perceber o tempo passar!

Curtiu essas dicas de como divertir as crianças dentro de casa? Fique ligado no blog da Ensina Mais e veja outros posts:

Como a alimentação interfere no desenvolvimento das crianças?

Brincadeiras para fazer dentro de casa nas férias

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!