Como incentivar a higienização dos seus filhos

A higienização do nosso corpo e das coisas que tocamos e ingerimos é fundamental, independentemente da idade que tenhamos. Porém, é na infância que as crianças estão descobrindo o mundo e se expõem mais a riscos de contaminações, por isso é necessário ensiná-las, desde cedo, a importância de se higienizar. Neste texto, vamos te contar como fazer isso. Acompanhe!

Ensine de forma lúdica

As crianças têm a capacidade de guardar melhor as informações quando são associadas a uma brincadeira ou a uma música, por exemplo. Na internet, é fácil encontrar composições que ensinam a lavar as mãos e as demais partes do corpo, bem como a importância de higienizar bem os alimentos e tomar cuidado com o que se coloca na boca. Dessa forma divertida, as crianças irão associar esses cuidados a algo prazeroso, pois estarão sempre acompanhados de uma brincadeira.

Dê o exemplo

Nada melhor do que as crianças aprenderem com bons exemplos dentro de casa, certo? Então lembre-se, por exemplo, de lavar as mãos ao chegar em casa, antes de se alimentar e depois de utilizar o banheiro. Mostre para as crianças como limpar as frutas e os legumes que serão consumidos e qual a importância de não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, escova de dentes, guardanapos etc.

Explique o porquê da higienização

É importante para o processo de aprendizado da criança que ela entenda os motivos de se criar uma rotina de higienização. Portanto, explique que há riscos maiores de contaminação por vírus e bactérias quando a higienização não é feita ou é feita incorretamente. Dependendo da idade da criança, os pais podem usar metáforas que sejam mais fáceis de elas compreenderem.

Estimule a memória

Faça perguntas para as crianças que as estimulem a lembrar do que precisa ser feito para se higienizar. Por exemplo: antes de almoçar, caso a criança não tenha lavado as mãos, pergunte se ela está se esquecendo de algo. Isso fará com que ela crie o hábito de passar no banheiro para limpar as mãos antes de ir para a mesa. É uma prática simples, mas que, a longo prazo, se torna corriqueira.

Reconheça quando ela fizer o certo

Outra maneira de estimular a criança a se higienizar é reconhecendo quando ela realiza a ação, seja por conta própria ou porque os pais lembraram. A criança sentirá que está fazendo algo correto, pois terá o reconhecimento dos pais. Assim será mais fácil que ela se habitue às práticas de limpeza.

A higienização é um passo importante para evitar a propagação de doenças, por isso é preciso que se aprenda, desde cedo, os cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Aproveite e confira outros materiais do nosso blog.

Como a alimentação interfere no desenvolvimento das crianças?

Dicas para melhorar a caligrafia dos seus filhos

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!