Como ajudar os filhos na escola, mesmo com pouco tempo

Com o dia a dia corrido de trabalho e tarefas de casa, os pais podem sentir que não conseguem ajudar seus filhos com a escola e seus deveres. Mas estar presente nesses momentos pode ser um meio de avaliar as dificuldades e facilidades de aprendizado da criança, ajudando-a a superar qualquer problema escolar que possa ter.

No entanto, como fazer isso de forma efetiva mesmo com pouco tempo? A Ensina Mais Turma da Mônica reuniu aqui algumas dicas que você pode utilizar para acompanhar seus filhos nesse período tão importante da vida. Veja abaixo como:

Inverta os papéis

Quando você chegar em casa, pergunte como foi o dia do seu filho e peça para ele explicar o que aprendeu sobre o que estudou. Assim você saberá se ele está fazendo a lição de casa de forma correta e se conseguiu absorver algo do conteúdo. Ou seja, tente inverter os papéis nesse momento e torne-se a criança curiosa que quer questionar o mundo. Isso fará com que ele fixe melhor o que estava estudando e ajudará a aumentar a autoestima.

Participe mais da escola

Uma atitude essencial que os pais precisam ter no momento de ajudar os filhos é a de se envolver mais com a escola e seus professores. Essa ligação próxima é importante para que as crianças não vejam a escola como algo desnecessário. Sendo assim, se você levar a rotina da escola a sério, seu filho poderá fazer o mesmo. Por isso, procure participar mais das reuniões e pedir auxílio constante dos professores.

Estimule a leitura

A leitura está fortemente presente na vida da criança, ainda mais na escolar. É por meio dela que seu filho conseguirá compreender melhor o mundo ao seu redor, terá capacidade de fazer uma boa interpretação de texto e conseguirá melhores notas nas provas. E não é preciso muito para incentivar seu filho a gostar da leitura: ler histórias com ele no momento de dormir, levá-lo a uma biblioteca ou até mesmo participar de pequenos encontros para crianças são ótimas formas de começar.

Crie conexões

Na hora de estudar, seu filho pode ter dificuldade em entender com precisão o que está sendo lido. Isso porque algumas matérias podem ser mais proveitosas quando aliadas a uma atividade prática. Então aproveite as viagens e passeios em família nesse aprendizado. Se ela estiver estudando o processo de produção e distribuição de energia elétrica, por exemplo, você pode acompanhá-la em uma viagem até a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, para que ela visualize e compreenda melhor o assunto que está estudando.

Ajude-o a se organizar

As crianças podem ter seu aprendizado afetado pela desorganização. Evite deixar seu filho estudando perto da televisão ou com o celular por perto, já que podem distraí-lo com facilidade.

Se você quer mais dicas sobre como facilitar o momento de estudo de seu filho e tornar esse momento divertido, confira nosso post sobre abordagens criativas para ajudar seu filho a estudar em casa.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!