Como lidar com o mau comportamento do seu filho na escola?

O período escolar é marcado por diversas fases. É comum que durante o desenvolvimento de crianças e adolescentes, aconteçam alguns imprevistos na escola. Desacordo com os colegas, conversa exagerada ou desavenças com o corpo docente são alguns dos exemplos de indisciplina que podem acontecer no ambiente escolar.

Apesar de a escola ter papel fundamental em buscar uma solução para os problemas de comportamento dos alunos, os pais também devem ter um papel essencial. A descoberta entre o equilíbrio ideal de conduta depende de uma série de atitudes parentais. Confira:

Fortaleça o diálogo

O diálogo é parte fundamental da relação entre pais e filhos. Desde cedo é importante estimular conversas francas com os pequenos. A possibilidade de criar um papo amigável, em que ambos estabeleçam pontos de vista e estejam dispostos a escutar, pode ser um grande aliado para ajudá-los.

A partir do momento em que há uma certa abertura para se expressar com os filhos, a ponte entre o problema e a solução é bem mais fácil de atravessar. Além disso, ao manter um diálogo constante, é possível instruí-los sobre como agir ou não agir. Aprenda a fortalecer o diálogo entre você e seu filho e se surpreenda com as mudanças.

Parabenize boas atitudes e repreenda as más

Principalmente nas primeiras fases do desenvolvimento humano, as crianças diferem suas atitudes positivas das negativas a partir das reações dos pais. Parabenize seu filho pelas boas ações e repreenda as más. Apesar de parecer um passo simples, pode ser decisivo no comportamento infantil. Uma bonificação pode ser interessante para entenderem a importância de serem disciplinados em todos os ambientes.

Quanto aos adolescentes, é interessante atrelar as atitudes escolares aos direitos de lazer e diversão do seu filho. Mau comportamento na escola? Mostre que haverá consequências. Em contrapartida, parabenizá-lo pelas boas atitudes pode ser uma fonte de incentivo para o seu filho.

Converse com a escola

Um bom relacionamento dos pais com a instituição de ensino também pode influenciar o comportamento do seu filho. É na escola que as crianças e adolescentes possuem maior interação social, sendo um ambiente extremamente propício para demonstrarem suas atitudes e brigar pelo que querem. Apesar de ser relevante entender o ponto de vista das crianças, é essencial que os pais tenham a visão da escola: como profissionais aptos, eles têm maior percepção sobre o comportamento.

Além disso, evite discussões com a comunidade escolar em frente aos pequenos. A repreensão recebida na escola nem sempre é absorvida com bons olhos. A partir do momento em que veem a disposição dos pais para enfrentá-la, não ligarão para as imposições de comportamento e continuarão agindo indisciplinadamente. Tenha conversas particulares com os docentes para entender o que está acontecendo e entrem em consenso sobre como reagir.

Exija a participação de todos os integrantes da família

As regras de comportamento foram estabelecidas? Agora é a hora de todos cumprirem. Os filhos usam os exemplos recebidos dentro de casa como base do seu desenvolvimento. As atitudes que acontecem no ambiente escolar também devem se refletir no lar. A partir do momento que as regras forem estabelecidas e todos a seguirem, as chances de o comportamento escolar melhorar são grandes.

É normal que os pais se preocupem com o desenvolvimento dos filhos, por isso é importante sempre ensinar valores relacionados ao dia a dia, seja dentro de casa ou na escola. Uma das melhores atitudes que os pais podem ter para garantir um bom crescimento é estarem presentes.

Crianças e adolescentes dependem diretamente da relação que possuem com seus responsáveis. Veja também o que fazer quando os filhos tiram nota baixa.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!