Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos: veja como elas ajudam a desenvolver a leitura!
Você sabia que no dia 30 de janeiro é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos? A prática de ler histórias em quadrinhos é muito importante para o desenvolvimento da leitura, principalmente durante a infância. Neste texto, te mostraremos mais sobre essa data e explicaremos a contribuição dos quadrinhos para o desenvolvimento das crianças.
Como surgiu a comemoração?
A data foi escolhida pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, em 1984, para homenagear o dia em que Angelo Agostini lançou a primeira história em quadrinhos no Brasil, a obra "As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte", na revista Vida Fluminense.
Estimulam a leitura
As histórias em quadrinhos infantis apresentam uma linguagem simples e fácil para as crianças entenderem e assimilarem os diálogos e os enredos. Ao mesmo tempo, esse tipo de linguagem estimula os pequenos a continuar lendo.
Desenvolvem habilidades cognitivas
Os quadrinhos têm como características estéticas a diversidade de cores, os formatos de balões de fala, as onomatopeias e os desenhos. Com isso, a criança precisa utilizar o lado cognitivo para poder captar todas as mensagens passadas nas histórias.
Passam lições e valores
Com conteúdo leve e linguagem acessível, as histórias têm papel importante ao passar certos valores para as crianças, como o amor ao próximo, a valorização da família, a preservação da natureza e dos animais, o respeito à diversidade etc. Esses ensinamentos geralmente aparecem de maneira sutil e são muito eficazes.
Melhoram vocabulário e escrita
Em muitos casos, as histórias em quadrinhos são o primeiro contato que as crianças têm com a leitura. Elas proporcionam a expansão do vocabulário e, consequentemente, uma escrita mais desenvolvida, clara e objetiva, assumindo um papel importante na alfabetização das crianças.
Criam vínculos com os personagens
Quem nunca leu uma história em quadrinhos e se identificou com algum personagem? Na Turma da Mônica, por exemplo, existem vários personagens com diversas personalidades, jeitos e atitudes. Essa diversidade cria na criança um sentimento de fazer parte daquele grupo, fazendo com que ela se apegue ainda mais à leitura das histórias.
Como vimos, o hábito de ler histórias em quadrinhos vai muito além de apenas entreter as crianças, pois ele ajuda diretamente no desenvolvimento de habilidades que serão levadas para a vida toda.
Gostou deste conteúdo? Confira outros textos aqui do nosso Blog da Ensina Mais Turma da Mônica.
A importância da rotina de estudos para os jovens
Sinais que seu filho pode dar quando não está indo bem nas aulas
Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!
A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!