Dia da Amizade: a importância da interação dos filhos com outras crianças

Você sabia que em 14 de fevereiro é comemorado o Dia da Amizade? O motivo do início da celebração não é exato, mas ela se originou na Argentina. Fundamentais para o desenvolvimento pessoal de cada um de nós, algumas amizades surgem durante a infância e se estendem para toda a vida, por isso vamos te mostrar a importância da interação dos filhos com outras crianças.

Por que estimular a interação?

O ser humano é totalmente sociável e vive em comunidade, por isso é fundamental que o seu filho saiba conviver com os outros e entenda que existem diferenças entre as pessoas. Incentivar o convívio e a interação entre o seu filho e as outras crianças faz com que ele se acostume com estas situações desde cedo, tornando-as algo natural. 

Benefícios das amizades na infância

Além dos ganhos no desenvolvimento social, a interação com outras crianças é benéfica para a evolução pessoal de cada um. Nas amizades, as crianças aprendem a compartilhar brinquedos e a controlar as emoções, se tornam mais independentes e criam laços com pessoas que estão fora do convívio familiar.

Além disso, as brincadeiras entre as crianças servem de estímulo para o desenvolvimento da fala, da coordenação motora, da criatividade e da imaginação. Por essas razões, os pais têm o papel de incentivar seus filhos a conviver com outras crianças.

Como os pais podem estimular a interação?

A proximidade entre os pais e os filhos também é um ponto importante desse processo, pois assim é possível que se saiba quando alguma relação não está adequada ou se o seu filho está com alguma dificuldade em fazer amizades e/ou conviver com as outras crianças. Esse acompanhamento permite que se busque ajuda externa, caso seja necessária.

Além disso, os pais podem promover o convívio entre as crianças, convidando os amigos dos filhos para frequentarem a sua casa e passarem momentos de lazer e de diversão juntos. Outra ideia é manter contato com os pais dos amigos dos filhos, para elaborarem passeios que possam ser feitos juntos e, também, para estreitar os laços entre as crianças e as famílias.

Muitas amizades que começam na infância perduram para toda a vida. Os momentos de convivência enquanto são crianças ficarão na memória de cada um.

Veja outros textos que estão em nosso blog.

5 dicas para conversar sobre profissões com os jovens

Sinais que seu filho pode dar quando não está indo bem nas aulas

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!