Os benefícios da programação para os jovens

Atualmente, ter conhecimento em mais de uma área é importante para desenvolver diferentes habilidades e melhorar a vida pessoal e profissional. Adquirir novas informações ainda cedo, na infância ou na adolescência, traz ainda mais benefícios, já que são as fases de desenvolvimento e de descoberta de gostos. 

O aprendizado de outros idiomas é muito importante, mas o ensino de programação para os jovens também tem sido muito comentado, principalmente já pensando no futuro profissional. Quer saber quais são os benefícios de se aprender programação? Confira abaixo!

Estímulo do raciocínio lógico e da criatividade 

Enquanto aprendem a linguagem de programação, os jovens devem pensar de forma estruturada, já que determinam ações que devem ser cumpridas pelo computador, usando códigos específicos compostos por sequências de números e de palavras. Com isso, os alunos estimulam o raciocínio lógico, analítico e crítico. 

Além do raciocínio lógico, os jovens usam a criatividade para criar, planejar e executar projetos com sucesso, em todas as etapas. Ah, e tudo isso é feito em equipe, incentivando o trabalho coletivo entre os alunos!

Ajuda na organização 

Aprender programação incentiva os jovens a organizar os pensamentos e as ações que são exigidas para solucionar os problemas e desafios dos projetos de criação, podendo ser um jogo ou uma aplicação. Isso pode ter reflexo na organização de vários pontos da vida, como o planejamento de tarefas, os estudos e outras atividades, além, claro, dos pensamentos e das ideias. 

Melhora o desempenho em matemática, inglês e física

A programação também melhora a aprendizagem das matérias que envolvem as ciências exatas e melhora a escrita dos jovens. Como explicamos no tópico acima, as ideias e os pensamentos ficam mais organizados; assim é possível construir um texto com mais facilidade e coerência. 

O desempenho nas matérias escolares que têm o raciocínio lógico como base, como física e matemática, e o conhecimento de inglês, devido ao uso de termos na programação, também são beneficiados. Os jovens ficam mais familiarizados com números e novos termos, aprendendo a ser mais precisos no raciocínio, entendendo a teoria e a aplicando na prática.

Ajuda nas descobertas pessoais e profissionais

Os jovens têm a chance de descobrir as suas potencialidades e ter as suas aptidões estimuladas enquanto aprendem a programar. Também ficam mais animados ao buscar novos desafios para adquirir outros conhecimentos e ter competências que se encaixam em diversas áreas, garantindo um lugar de destaque no mercado de trabalho no futuro.

Capacidade de solucionar problemas

Os jovens também desenvolvem a capacidade de solucionar problemas. Na área da tecnologia, para que tudo saia bem na comunicação, é preciso seguir padrões lógicos e, caso uma sequência de códigos tenha um erro de desenvolvimento, o projeto não terá a resposta desejada. Assim, o autor do projeto estará numa situação que deve ser resolvida para que o programa chegue ao objetivo final.

Esses são os principais benefícios do aprendizado de programação para os jovens. A Ensina Mais oferece o curso de programação no Trilha Code. Saiba mais na unidade mais próxima!

Acompanhe o blog da Ensina Mais e leia mais sobre programação:

5 dicas para conversar sobre profissões com os jovens

O que é preciso saber para criar um robô?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!