5 programas culturais que ajudam no desenvolvimento infantil

Os programas e atividades culturais são muito importantes para o desenvolvimento infantil, pois é por meio dessa experiência que as crianças aprendem mais sobre as artes e adquirem mais conhecimento para a bagagem intelectual no futuro. Essa prática cultural com os pequenos não precisa ser feita apenas em museus, teatros ou cinemas. Dentro de casa também é possível ensinar muita coisa. Confira!

Leitura

O hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que estimula a criatividade, aumenta o vocabulário e melhora a leitura e a compreensão textual. Promova com a criança a atividade de conhecer um pouco mais sobre grandes autores e histórias infantis clássicas. Esse conhecimento pode ir além de apenas um entendimento do que a história fala. Você pode incentivar a criança a pensar nas mensagens que são passadas, nas morais das fábulas etc. 

Desenho e pintura

Que tal ajudar a desenvolver o lado artístico da criança oferecendo materiais para ela desenhar e pintar? É fato que essas atividades ajudam no desenvolvimento intelectual, motor e cognitivo das pessoas, e que quando são incentivadas desde a infância, o desenvolvimento é ainda maior. Acrescente a essa prática algumas informações sobre pintores e estilos diferentes de desenhos, assim a criança vai se familiarizando com o assunto.

Museus virtuais

Um passeio muito legal de se fazer são as visitas a museus. Porém, às vezes não é possível comparecer ao local para apreciar as diferentes obras em exposição. Por isso, muitos deles disponibilizam a visita virtual. Basta entrar no site e passear pelos corredores, conhecer objetos e saber mais sobre a história daquilo que está sendo exposto. Entre os que oferecem este tipo de serviço, estão o Museu do Louvre, de Paris; o Metropolitan Museum of Art, de Nova York; e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Música

A música também é grande incentivadora do desenvolvimento infantil, principalmente quando se trata da pronúncia de palavras, da capacidade cardíaca e da coordenação motora. As canções voltadas para as crianças geralmente têm letra simples e são acompanhadas por danças, para que os pequenos se soltem, percam a vergonha e aproveitem da melhor maneira esse momento prazeroso.

Brincadeiras infantis

As brincadeiras infantis são fortes aliadas do desenvolvimento das crianças. O stop/adedanha/adedonha, por exemplo, é um jogo simples que brinca com as palavras e em que cada jogador tem que pensar em palavras iniciadas com uma determinada letra, baseando-se em diversas categorias. Esse passatempo estimula o raciocínio rápido da criança, além de treinar o vocabulário, a grafia e a pronúncia das palavras.

Outras brincadeiras, como caça ao tesouro e amarelinha, são atividades que desenvolvem o controle corporal, estimulam o raciocínio e entretêm as crianças.

Muitas outras programações culturais podem ser feitas dentro de casa; basta ter criatividade para organizá-las! 

Confira as novidades do nosso blog. Acesse:

Como incentivar a higienização dos seus filhos

Como divertir as crianças dentro de casa?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!