Como garantir uma boa noite de sono para os filhos?

Uma boa noite de sono é fundamental para ajudar no crescimento, no desenvolvimento e na saúde das crianças. Criar hábitos para os filhos dormirem bem ajuda a prevenir doenças, além de melhorar o aprendizado, o bem-estar e o humor. Para te ajudar, listamos algumas dicas de bons hábitos para adicionar à rotina e garantir uma boa noite de sono para os filhos. Confira!

Criando uma rotina

Estabeleça horários fixos para dormir e acordar. Se possível, evite mudanças nesses horários, mesmo aos finais de semana, pois isso pode causar impactos nas crianças. Até os 6 anos, é comum a criança cochilar, e o horário ideal para esse momento é no começo da tarde. Na fase da adolescência, é importante que os pais monitorem o horário, já que existe uma tendência de os jovens irem dormir mais tarde.

Mantendo o tempo ideal de sono

Cada faixa etária tem uma quantidade de sono necessária. Leve em consideração as características da criança, mas lembre-se de manter o tempo de sono próximo às recomendações abaixo, sendo que os maiores tempos de sono devem ocorrer no período noturno.

4 a 12 meses: 12 a 16 horas de sono por dia (com as sonecas);

1 a 2 anos: 11 a 14 horas de sono por dia (com as sonecas);

3 a 5 anos: 10 a 13 horas de sono por dia (com as sonecas);

6 a 12 anos: 9 a 12 horas de sono por dia;

13 a 18 anos: 8 a 10 horas de sono por dia.

Relaxando antes de dormir

Antes de ir para cama, o ambiente da casa deve ficar mais calmo, evitando agitações, o uso de celular e de televisão, e as atividades físicas devem ocorrer, no mínimo, duas horas antes de dormir. Para auxiliar no relaxamento, tomar um banho e ouvir músicas podem acalmar os seus filhos, além de histórias e de massagens. Dependendo da idade, ler um livro também é uma ótima dica!

Dormindo na própria cama

O ideal é que o seu filho se acostume a dormir na própria cama desde cedo. A dica é colocá-lo já sonolento no local e deixar que se adapte e que ache a sua preferência no espaço. Sendo assim, é importante evitar que ele durma na cama dos pais.

Alimentando-se bem à noite 

As crianças podem fazer uma refeição leve ou tomar um leite morno antes de dormir. Evite pratos gordurosos ou muito cheios, assim como refrigerantes e bebidas com cafeína.

Montando um ambiente adequado

O quarto das crianças deve ser um lugar silencioso e tranquilo. Se necessário, deixe uma luz bem fraca para manter a penumbra, além de adequar o local à temperatura ambiente. A cama deve ser limpa e confortável, e é interessante evitar itens a que os pequenos possam ser alérgicos.

Essas são lgumas dicas para você garantir uma boa noite de sono dos seus filhos. Fique ligado no blog da Ensina Mais e leia outras dicas para o bem-estar das crianças.

Como incentivar a higienização dos seus filhos

Como divertir as crianças dentro de casa?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!